Termos de Uso e Políticas de Privacidade

Atualizado em 20 de Julho de 2021

Dicionário de Definições:

Aplicativo: Uma aplicação/software projetado para executar um grupo de funções, tarefas ou atividades coordenadas para o benefício do usuário.

    •     Dados: Quaisquer informações que façam referência a Você e sua empresa.
    •     Dados Pessoais: quaisquer dados que identifiquem ou possam identificar você.
    •     Dispositivo: São computadores, notebooks, tablets, smartphones e quaisquer outros aparelhos utilizados por você para acessar a internet.
    •     Site: Conjunto de informações disponibilizadas na internet por indivíduo, instituição, empresa etc., pertencente a um mesmo endereço eletrônico e que geralmente trata de tema específico.

Você: são os usuários, pessoas naturais ou jurídicas, dos Sites da Serasa Experian.

1. Quem somos:

A Serasa Experian é uma empresa de banco de dados que reúne e presta informações sobre pessoas e empresas para apoiar clientes, parceiros e consumidores por meio de soluções voltadas para a gestão de risco de crédito, prevenção a fraudes, educação financeira, qualidade de dados, marketing e certificação digital.

Somos parte do grupo Experian, cuja empresa controladora é a Experian plc, listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN). O grupo Experian tem sede em Dublin, na Irlanda, e seus principais escritórios operacionais estão em Costa Mesa (EUA), Nottingham (Inglaterra) e São Paulo (Brasil). Você pode descobrir mais sobre o grupo Experian em www.experianplc.com

2. Privacidade e tratamento de dados

Este documento baseia-se no compromisso da Serasa Experian com a transparência e o respeito ao tratamento de Dados.

Ao navegar nos Sites da Serasa Experian, utilizar seus Aplicativos ou soluções disponíveis nos Sites e Aplicativos, a Serasa Experian poderá coletar Dados sobre:

    •     Você: Como nome, CPF, data de nascimento, e-mail e outros;
    •     Seu Dispositivo: Como aplicativos instalados, calendário, rolo de câmera, contatos, uso de dados, uso de bateria, marca, fabricante, endereço IP e outros; e

Seu comportamento de navegação nos Sites ou nos aplicativos da Serasa Experian: Como cliques em telas e botões no nosso Site e no nosso aplicativo, páginas visitadas, links acessados e dados vistos por você. Você pode saber mais sobre a captação e as finalidades de utilização desses dados, acessando a nossa Política de Cookies.
Você é responsável pela exatidão, pela veracidade e pela atualização dos Dados informados, concordando que eventuais divergências e/ou inconsistências poderão ocasionar a não validação da sua identidade, o que poderá impedir o acesso a todos ou a alguns dos serviços oferecidos pela Serasa Experian em seus Sites e Aplicativos, como medida de segurança.

Além dos dados mencionados acima, a Serasa Experian poderá realizar o tratamento de dados pessoais, cadastrais e sensíveis, fornecidos por Você no cadastro da nossa página de carreiras. Os dados cadastrais são tratados para a finalidade exclusiva de manter contato conosco para oportunidades de trabalho ou eventos que possamos realizar e te contatar, enquanto os dados sensíveis são tratados exclusivamente para análise dos cenários internos da Serasa Experian para criação de ações que visam o fomento da diversidade e inclusão na Companhia, sem compartilhamento a terceiros.

3. Finalidades do tratamento dos Dados coletados

Os Dados mencionados no item 2 podem ser utilizados para as finalidades descritas nos contratos e nas políticas aplicáveis e, ainda, para autenticação nos Sites e, se utilizados para atualização das bases de dados da Serasa Experian e como insumos para as suas soluções, poderão ter as seguintes finalidades:

    •     Proteção do crédito a fim de apoiar os clientes que contratam as soluções da Serasa Experian a realizar negócios e análises de risco de crédito, administrar a carteira de clientes e gerenciar cobranças;
    •     O e-mail e/ou telefone celular fornecido por Você poderá ser utilizado para o envio de qualquer comunicado da Serasa Experian, incluindo, mas não se limitando, para informar a abertura de cadastro ou inclusão de informações de inadimplência (dívidas não pagas) em atendimento à legislação em vigor, seja por meio de SMS, WhatsApp ou qualquer mensagem telefônica ou eletrônica.
    •     Identificação e autenticação da sua identidade para prevenção a fraudes, tanto pela Serasa Experian quanto por seus clientes;
    •     Aprimoramento da qualidade de dados da Serasa Experian e dos seus clientes;
    •     Análise de potencial de mercado para o direcionamento de ofertas, tanto para a Serasa Experian quanto para clientes e parceiros.

A Serasa Experian não interfere em nenhum processo que envolva a análise e aprovação de negócios e crédito dos seus clientes ou parceiros ocorridas ou não nos Sites da Serasa Experian, bem como nas ofertas e campanhas de marketing realizadas por eles. A decisão final de realização de um negócio, concessão de crédito ou oferta é sempre dos clientes e parceiros, considerando os seus próprios critérios e políticas de crédito, risco e de negócios.

Todos os dados são armazenados em ambiente seguro e possuem prazo de retenção e de descarte determinados de acordo com a legislação aplicável, condições contratuais e Políticas Internas do grupo Experian.

4. Bases legais para o tratamento de Dados Pessoais

A fim de garantir a conformidade com a Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), toda operação eventualmente realizada com Dados Pessoais está amparada em uma hipótese de tratamento, como a proteção do crédito; o legítimo interesse da Serasa Experian e, conforme o caso, de seus clientes ou parceiros; a execução de contrato; o cumprimento de obrigação regulatória/legal ou o consentimento.

5. A quem a Serasa Experian disponibiliza os Dados coletados

A Serasa Experian trata apenas os Dados que entende serem os mínimos necessários para cada finalidade e, em razão disso, poderá disponibilizar seus Dados apenas para as pessoas e empresas que consultam os serviços da Serasa Experian para as finalidades descritas no item 3, acima.

A Serasa Experian também pode disponibilizar os Dados, quando estritamente necessário, a (i) empresas do grupo Experian que gerenciam algumas partes dos serviços, (ii) fornecedores e (iii) revendedores, distribuidores e agentes envolvidos na prestação dos serviços.

6. Seus direitos sobre o tratamento de seus Dados

Você e sua empresa podem solicitar acesso aos Dados que a Serasa Experian mantém sobre Você e sua empresa e, se aplicável, solicitar a sua atualização, correção e sua exclusão.

Para isso, Você e sua empresa devem acessar diretamente os Sites e Aplicativos da Serasa Experian e verificar as condições elencadas para atendimento dos seus direitos.

Para deixar de receber campanhas promocionais e solicitações para participação em pesquisas por meios eletrônicos da Serasa Experian, Você pode entrar em contato com a Central de Atendimento aos Clientes, cujos números telefônicos e horários de funcionamento encontram-se disponíveis neste documento ou em: https://www.serasaexperian.com.br/atendimento/, ou cancelar a sua inscrição pelo link disponível nos e-mails da Serasa Experian ou diretamente nos Sites.

Você pode entrar em contato com a Serasa Experian a qualquer momento se tiver dúvidas ou preocupações pelos canais de atendimento descritos no item 13 deste documento.

7. Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados que contém o seu histórico de crédito, ou seja, o que Você se comprometeu a pagar a prazo e também o que Você já pagou, conforme previsto na Lei nº 12.414/11 e regulamentado pelo Decreto nº 7.829/12.

A realização de cadastro e criação de conta nos Sites e Aplicativos da Serasa Experian não inclui o acesso ou a autorização para a consulta ao Cadastro Positivo. Caso deseje mais informações sobre o Cadastro Positivo, acesse o Site https://www.serasa.com.br/cadastro-positivo

8. Segurança de Dados

A Serasa Experian protege a segurança durante o acesso aos Sites, nas transações e na captação de informações, por meio do processo de criptografia dos Dados, utilizando o protocolo de segurança Secure Socket Layers (SSL) que comprova a autenticidade dos Sites, assim como assegura a integridade e a confidencialidade dos Dados durante a sua transmissão.

Os seus Dados são armazenados no sistema da própria Serasa Experian ou em sistema de terceiro regularmente contratado pela Serasa Experian para fins legais e comerciais, conforme esclarecido neste documento, sendo sua responsável a Serasa S/A, pessoa jurídica de direito privado, com estabelecimentos na Av. das Nações Unidas, 14.401 – Torre C-1 Parque da Cidade – conj. 191 a 242 – 19º a 24º andar, CEP 04794-000, São Paulo/SP, e na Rua Dr. Heitor José Reali, 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur, CEP 13571-385, São Carlos/SP.

9. Compromisso antispam e antiphishing

A Serasa Experian atua de acordo com as boas práticas do mercado digital. Por isso, recomendamos que, caso você receba um e-mail no nome da Serasa Experian e suspeite de fraude, não abra os arquivos anexos e nem clique em qualquer link ou botão. Você pode acessar a página "https://www.serasa.com.br/contra-fraudes/" para que as medidas possíveis no combate ao crime eletrônico sejam realizadas.

10. Relacionamento com terceiros

Ao contratar outras empresas para lhe prestarem serviços, a Serasa Experian exige delas garantias de privacidade e segurança compatíveis com as que estão asseguradas neste documento. Para a sua segurança, quaisquer conteúdos que sejam considerados confidenciais (como alteração de dados) não são enviados por meio de links.

É possível que os Sites e/ou Aplicativos da Serasa Experian mantenham links com outros websites para auxiliar Você com determinada funcionalidade ou conteúdo. A Serasa Experian não se responsabiliza por serviços, procedimentos e políticas específicos de websites de outras empresas. Para a sua segurança, Você deve se informar sobre o termo de privacidade de cada website.

11. Direitos Autorais

Todos os textos, imagens, sons e/ou aplicativos exibidos nos Sites e Aplicativos da Serasa Experian são protegidos por direitos autorais. Não é permitido modificar, reproduzir, armazenar, transmitir, copiar, distribuir ou utilizar esses recursos de quaisquer outras formas para fins comerciais sem o consentimento prévio e formal da Serasa Experian, o qual nunca será presumido.

Tentativas de invasão aos Sites e Aplicativos da Serasa Experian serão consideradas como dano, roubo ou qualquer outra tipificação penal que corresponda às consequências da invasão.

12. Alterações deste documento

Este documento está sujeito a alterações a qualquer momento. Toda e qualquer alteração visa a se adequar às eventuais modificações nos Sites e Aplicativos da Serasa Experian, seja de mudanças para novas tecnologias ou sempre que for necessário. Quando isso acontecer, a alteração será informada no seu próximo acesso aos Sites ou Aplicativos da Serasa Experian.

Os clientes da Serasa Experian comprometem-se a utilizar os serviços contratados em conformidade com a lei, com os respectivos regulamentos, com os princípios da moral, dos bons costumes e de acordo com a ordem pública.

13. Canais de Atendimento

Se você já é cliente da Serasa Experian pode utilizar a Central de Atendimento da Serasa Experian, pelo telefone 11 3003-7372, de 2ª a 6ª, das 8h às 20h.

Para quem ainda não é cliente pode falar com o Televendas pelo telefone 11 3004-7728, para capitais e regiões metropolitanas, de 2ª a 6ª, das 8h às 18h; ou 0800 7737728, para demais localidades.

A Serasa Experian possui canais de atendimento e de ouvidoria gratuitos e exclusivos para os assuntos relacionados ao Cadastro Positivo. Lá, Você poderá obter informações e oferecer sugestões e reclamações. Você também pode entrar em contato gratuitamente por meio do telefone 0800-776-6606.

Você também pode solicitar informações ou fazer reclamações via internet, acessando o canal Fale Conosco no Site
 https://www.serasaexperian.com.br/atendimento