INTELIGÊNCIA ANALÍTICA NA SEGMENTAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PF E PJ

Mosaic

Conheça o seu público-alvo em detalhes com a mais poderosa solução de segmentação.

Presente em 29 países, o Mosaic classifica a nossa população e as empresas com base em suas mais recentes variáveis econômicas, sociodemográficas, financeiras e comportamentais. Pelo mundo, o Mosaic já classificou mais de 2,3 bilhões de consumidores, combinando mais de 400 variáveis que auxiliam sua empresa a chegar a quem importa.

SEGMENTOS
Bancos, fintechs, telecom, seguradoras, aplicativos, varejo, e-commerce, agências de publicidade e outros

INTELIGÊNCIA ANALÍTICA NA SEGMENTAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PF E PJ

Mosaic

Conheça o seu público-alvo em detalhes com a mais poderosa solução de segmentação.

Presente em 29 países, o Mosaic classifica a nossa população (pessoas físicas) e as empresas (pessoas jurídicas) com base em suas mais recentes variáveis econômicas, sociodemográficas, financeiras e comportamentais. Pelo mundo, o Mosaic já classificou mais de 2,3 bilhões de consumidores, combinando mais de 400 variáveis que auxiliam sua empresa a chegar a quem importa.


SEGMENTOS

Segmentos

Bancos, fintechs, telecom, seguradoras, aplicativos, varejo, e-commerce, agências de publicidade e outros

Conheça o Mosaic

O melhor caminho para chegar a quem importa, seja seu público PF ou PJ.

O que podemos fazer por você

Solução personalizada para diversos segmentos

Entenda clientes PF e PJ e saiba como personalizar a interação para potencializar suas oportunidades de negócio.

Mosaic Brasil

Conheça a fundo o perfil dos consumidores brasileiros

Quer conhecer melhor um cliente ou prospect para explorar infinitas possibilidades de relacionamento e vendas com eles? Com o Mosaic, sua empresa experimenta o poder de uma combinação de mais de 400 variáveis que é capaz de identificar, descrever perfis e segmentá-los em 12 grupos e 40 segmentos.

Com o Mosaic, sua empresa está pronta para avaliar novos mercados e potencializar o desempenho dos próprios modelos com base na segmentação que nós oferecemos.

Mosaic Business

Estude o perfil das empresas e potencialize suas estratégias

Segmente clientes e prospects B2B com a solução mais inovadora do mercado brasileiro. Obtenha insights valiosos para desenvolver estratégias de comunicação e vendas mais consistentes, e direcione todos os esforços para acertar o alvo em poucos passos.

O Mosaic Business é a solução da primeira e maior Datatech do Brasil que permite a criação de análises aprofundadas sobre o perfil de cada empresa, o que possibilita um amplo entendimento da sua carteira.

ENTENDA MELHOR OS CLIENTES E PERSONALIZE SUAS AÇÕES

Aperfeiçoe as estratégias aplicando inteligência em suas segmentações

Ícone checklist

Análise de perfis
Conheça melhor seus clientes e obtenha insights de forma rápida

Ícone checklist

Otimize as comunicações
Crie abordagens personalizadas e fortaleça os relacionamentos

Ícone checklist

Avalie novos mercados
Expanda seus negócios com visões geográfica e demográfica

Ícone checklist

Soluções para B2B e B2C
Tenha uma visão mais aprofundada a respeito do mercado em que você atua

Ícone checklist

Gerenciamento otimizado
Defina novos caminhos com a segurança de entender bem o perfil do público-alvo

Ícone checklist

Inteligência de negócio
Os melhores especialistas para te apoiar nesse processo

Elites brasileiras

Aposentados ou próximos à aposentadoria, ocupam ou ocuparam cargos de alto nível hierárquico. São clientes VIP do setor financeiro. Moram em bairros com alto valor por m2 nos centros urbanos do país, tem o alto poder aquisitivo e a renda permitem acesso aos melhores produtos e serviços desejados.

  • Executivos com alto poder aquisitivo

  • Experientes e bem-sucedidos do bairro

  • Carreiras estáveis com alto nível de escolaridade

Movimentando a economia no interior

Vivem nas divisas das cidades, no interior ou em áreas rurais. Quando comparados a outros residentes da mesma região, costumam apresentar classe econômica mais alta e maior poder aquisitivo. Permitem-se certo conforto, mas sem grandes luxos.

  • Prosperidade no interior

  • Donos de pequenos negócios e trabalhadores em áreas rurais

População urbana com alto nível de escolaridade

Pessoas com faixa etária variada, principalmente adultos entre 36 e 45 anos. Costumam ser profissionais em cargos de médio ou alto nível hierárquico e, em muitos casos, são funcionários públicos. Possuem uma vida ativa, tanto social quanto fisicamente e é possível que já tenham se mudado de estado ou cidade. 

  • Vida confortável nos subúrbios

  • Assalariados urbanos conectados

  • Independência nos grandes centros

Idosos do século XXI

É um grupo que engloba diferentes realidades sobre envelhecer no século XXI: muitos vivem em áreas urbanas, em casas ou apartamentos, há mais de 10 anos na mesma região. No entanto, uma parte reside em cidades mais rurais, ao redor de centros urbanos.

  • Idosos urbanos com vida confortável

  • Jovens idosos em áreas rurais

  • Idosos com fortes laços no interior

  • Idosos com raízes nas capitais

  • Aposentados urbanos em regiões periféricas

Moradores de regiões povoadas nas capitais

Esse grupo representa pessoas que vivem em áreas urbanas com alta densidade populacional e menor custo por m2, nas capitais, regiões metropolitanas e cidades litorâneas do país, principalmente da região Nordeste, seguida pela região Norte.

  • Adultos urbanos no norte do país

  • Adultos experientes em comunidades nas capitais e regiões litorâneas

  • Jovens adultos em comunidades nas capitais e regiões litorâneas

Juventude Urbana

São jovens trabalhadores com idade entre 18 e 30 anos. Em geral, atuam nos setor privado em cargos administrativos de baixa gestão e destacam-se a formação técnica ou tecnóloga.

  • Jovens adultos construindo suas carreiras

  • Juventude em movimento nas regiões metropolitanas

Outras Segmentações

  • Donos de negócios

  • Trabalhadores experientes da classe média

  • Trabalhadores técnicos e operários pelo país

  • Raízes nos bairros

  • Moradores de região com infraestrutura limitada

  • Habitantes de áreas rurais

Poder de fogo

Grupo das maiores empresas do País que faturam, anualmente, mais de R$ 16 milhões e possuem mais de 10 anos de experiência e mais de 50 funcionários. Uma alta porcentagem desse grupo corresponde a importadoras e exportadoras.

  • Grandes, tradicionais e influentes
    No topo do Mosaic Business, estão as empresas mais bem-sucedidas de abrangência nacional, caracterizadas pelo grande porte e pelo faturamento anual acima de R$ 90 milhões.

  • Setor financeiro
    Neste segmento, ficam as grandes e médias empresas do setor financeiro, como bancos, seguradoras, consórcios e financeiras.

  • Grandes e regionais
    Segmento composto por empresas de grande porte que não possuem abrangência nacional, mas que, apesar de atuarem de forma regional, faturam entre R$ 30 e 90 milhões por ano.

  • Médias excepcionais
    Estas são as médias empresas que se comportam como grandes, pois seu faturamento anual varia de R$ 16 a 30 milhões, o que as destaca em relação às outras companhias do mesmo porte.

Maduras

Tratam-se de empresas que, em sua maioria, atuam há mais de 20 anos no mercado brasileiro em diversos setores.

  • Médias perenes
    Não é à toa que mais da metade das empresas desse segmento possui mais de 30 anos: esta é a seleção das médias empresas estáveis. Com faturamento anual entre R$ 3,6 e R$ 30 milhões.

  • Pequenas experientes de serviços
    São pequenas empresas do setor de serviços que estão há, no mínimo, 20 anos no mercado e faturam entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões por ano. Seus sócios possuem mais de 50 anos de idade, o que pode, de forma geral, contribuir para a experiência dessas empresas.

  • Pequenas, tradicionais e estabilizadas
    São pequenas empresas que possuem sócios maduros, com mais de 50 anos de idade. O faturamento anual por aqui fica entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões e todas elas possuem mais de 20 anos de operação.

  • Microempresas veteranas e estáveis
    Este é o segmento das microempresas experientes e estáveis, com baixo risco de crédito. Todos elas possuem mais de 20 anos de atuação no mercado e um faturamento de R$ 60 mil a R$ 360 mil ao ano. Além disso, a grande maioria se encontra nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

  • Maduras e por conta própria
    Os microempreendedores individuais desse segmento são, em geral, comerciantes de cidades do interior que possuem um fluxo de renda constante e, por isso, uma vida mais confortável. O faturamento máximo de suas empresas é de R$ 60 mil ao ano.

Bom caminho

Neste grupo, estão as empresas consideradas sólidas devido aos seus indicadores financeiros e às suas operações que apontam para o seu bom funcionamento.

  • Comerciantes experientes e de sucesso
    Microempreendedores individuais do setor do comércio com indicadores financeiros positivos, tanto dos sócios como das empresas, o que indica um ótimo caminho. As microempresas desse segmento possuem mais de 20 anos, um baixo risco de crédito e faturamento anual máximo de R$ 60 mil.

  • Médias em boa situação
    Neste segmento, estão as empresas de porte médio, com faturamento anual de R$ 3,6 a R$ 16 milhões e alta operacionalidade, isto é, com alta atividade no mercado e que se mostram sólidas e estáveis.

  • Comércios em ascensão
    Mesmo com pouco tempo de existência, entre dois e cinco anos, são pequenos comércios com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões e que estão indo muito bem. Os indicadores financeiros mostram crescimento, por exemplo, baixo ou médio risco de crédito, assim como a atividade e operacionalidade no mercado. Vale destacar que a maioria dos sócios majoritários dessas empresas possui ensino superior completo e pertence à classe social média ou alta, levando em consideração as variáveis da Serasa Experian e do censo do IBGE, como informações demográficas e financeiras.

  • Sócios experientes
    No comando dessas pequenas empresas do setor de comércio, que faturam de R$ 360 mil a R$ 3,6 milhões por ano, estão sócios muito experientes. Em sua maioria, os sócios majoritários possuem mais de 40 anos e são empresários estabilizados. Afinal, como são empresas abertas há, pelo menos, dez anos, já passaram pelo período inicial, no qual é comum o fechamento.

  • Serviços em boa situação
    Estas pequenas empresas do setor de serviços possuem faturamento anual de R$ 360 mil a R$ 3,6 milhões e apresentam baixo ou médio risco de crédito. Seus sócios majoritários, no geral, pertencem a um grupo de empresários bem-sucedidos e desfrutam de conforto em relação à renda.

  • Alta operacionalidade
    A maior característica destas pequenas empresas, que faturam de R$ 360 mil a R$ 3,6 milhões anuais, é a altíssima ou alta operacionalidade. Isso pode ser constatado através de indicadores baseados na quantidade de consultas e transações realizadas em bancos de dados de proteção ao crédito, assim como no recebimento de consultas. A maior concentração desses negócios é no setor de indústria e comércio, com foco maior em construção e reforma, além de alimentação e hospedagem.

  • Jovens qualificados do setor de serviços
    Juventude é a palavra deste segmento. Começando pelos sócios dessas pequenas empresas do setor de serviços, que possuem de 18 a 34 anos, ensino superior completo e alta renda. Suas pequenas empresas têm de dois a dez anos de existência, sendo que a maioria possui menos de cinco anos. O faturamento anual desse segmento é de R$ 360 mil a R$ 3,6 milhões, e os indicadores financeiros sinalizam estabilidade.

  • Empresários urbanos bem-sucedidos
    São pequenas empresas do setor de serviços com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões. Possuem idade entre 10 e 20 anos e estabilidade financeira. Seus sócios têm mais de 35 anos, sendo que a maioria tem idade superior a 50 anos. No geral, são empresários bem-sucedidos, com ótima escolaridade e desfrutam os confortos permitidos pela alta renda.

  • Pequenos comerciantes do interior
    Estes microempreendedores individuais possuem comércios que têm de 2 a 20 anos de existência, com predominância em seus 10 primeiros anos. Apesar de baixa atividade no mercado, essas empresas apresentam indicadores de crédito confortáveis, com médio ou baixo risco. Os seus donos têm acima de 40 anos e podem ter visto a oportunidade de abrir um pequeno negócio como uma alternativa para aumentar a renda. Os setores que se destacam neste segmento são alimentação, turismo, transporte e vestuário.

No começo

Grupo das novidades, composto por empresas que estão começando a operar no mercado nacional em diferentes setores.

  • Médias novas no pedaço
    São empresas de médio porte com menos de 5 anos de existência e faturamento anual entre R$ 3,6 e R$ 16 milhões. Em sua maioria, são do setor de comércio. Possuem médio risco de crédito, além de alta probabilidade de estar operando em bom funcionamento, baseando-se nos indicadores de consultas e transações.

  • Novos comércios
    Estas são as pequenas empresas do setor de comércio com menos de dois anos de existência. Com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões, possuem bons indicadores financeiros, como, por exemplo, o baixo risco de crédito.

  • Novas empresas de serviços
    Neste segmento, temos as pequenas empresas do setor de serviços com menos de dois anos de operações. O faturamento anual por aqui fica entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões e, devido ao seu pouco tempo de existência, ainda não é possível prever uma tendência dos seus indicadores financeiros. Vale destacar, contudo, que os sócios possuem, em sua maioria, um bom comportamento de crédito.

  • Microempresas novatas
    São microempresas com faturamento anual menor do que R$ 360 mil. Em geral, pertencem ao setor de indústria e serviços. Os sócios são predominantemente mais jovens, com idade entre 18 e 35 anos.

  • Começo equilibrado
    São microempreendedores individuais começando com transações e atividades moderadas no mercado e com indicadores financeiros equilibrados. A maioria dos donos pertence às classes sociais C e D, levando em consideração as variáveis da Serasa Experian e do censo do IBGE, como as informações demográficas e financeiras. Eles podem ter enxergado na abertura do negócio uma oportunidade de aumentar o seu poder aquisitivo.

  • Começando com cautela
    Apesar de possuírem baixo ou médio risco de crédito, esses microempreendedores individuais operam com baixas atividades e transações, relacionadas à operacionalidade no mercado, indicando um começo mais cauteloso. Os donos, em sua maioria, são jovens entre 18 e 35 anos, com qualidades empreendedoras. Os setores de comércio e serviços se destacam neste segmento.

  • Jovens empreendedores em ascensão
    Sinal verde para estes microempreendedores individuais que possuem boa situação de crédito e indicadores financeiros que sugerem crescimento. Os donos são jovens adultos, com idade entre 26 e 45 anos, que costumam ser ousados, apesar de não possuírem alto poder aquisitivo.

  • Na turbulência do início
    Ainda no início das operações, os microempreendedores individuais deste segmento já apresentam alto ou médio risco de crédito também em relação aos donos, podendo indicar dificuldades nesse começo. Em geral, os donos pertencem às classes sociais C e D, levando em consideração as variáveis da Serasa Experian e do censo do IBGE, como as informações demográficas e financeiras.

Na luta

Este grupo engloba as empresas que não estão com as finanças muito estáveis, segundo seus indicadores, mas que buscam se equilibrar. 

  • No fôlego do dono
    Neste segmento, estão as microempresas que faturam menos que R$ 360 mil ao ano, com alto ou médio risco de crédito. Os sócios possuem uma maior renda em relação aos outros segmentos dentro do mesmo grupo e isso pode ser um diferencial positivo, mesmo em momentos de dificuldades.

  • Jovens empreendedores na batalha
    São jovens microempreendedores individuais de 21 a 45 anos de idade, com empresas que possuem entre 5 e 10 anos de existência. Audaciosos, se lançam ao mercado buscando melhorar de vida. Mas, no momento, seus negócios enfrentam dificuldades para deslanchar, o que é constatado pelo alto ou médio risco de crédito. Os setores predominantes nesse segmento são comércio e serviços.

  • Buscando estabilidade
    Segmento de microempresas com faturamento anual inferior a R$ 360 mil que apresentam alto e médio risco de crédito. Isso pode indicar que estão atravessando um momento difícil temporário ou se recuperando e buscando estabilidade, principalmente em relação às outras empresas do mesmo porte.

  • Pequenos negócios no aperto
    Este segmento é composto por microempreendedores individuais e microempresas, com faturamento anual inferior a R$ 360 mil. Possuem alto ou médio risco de crédito, indicando instabilidade financeira, tanto por parte da empresa, quanto em relação aos donos. Em sua maioria, os donos possuem um baixo poder aquisitivo e isso pode dificultar a recuperação de suas empresas.

  • Pequena sociedade na luta
    São microempresas que faturam menos que R$ 360 mil ao ano, com alto ou médio risco de crédito. No geral, essas empresas são constituídas por 2 sócios, de 30 a 60 anos. A maioria desses sócios é da mesma família, como os casos de empresas que passam de pai para filho.

  • Comerciantes ativos no momento difícil
    Microempreendedores individuais do setor do comércio que estão passando por instabilidades financeiras. Apesar de estarem abertas e em alta operacionalidade, apontada por constantes atividades e consultas no mercado, possuem um alto ou médio risco de crédito.

  • Comércio no aperto
    São pequenos comércios com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões, maduros e com uma predominância de 20 anos de existência. Mas, atualmente, possuem alto ou médio risco de crédito, o que indica uma fase de busca de estabilidade financeira com impacto nos sócios majoritários.

  • Serviços em risco
    Com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões, estas são pequenas empresas maduras que, no geral, possuem mais de 20 anos de existência. Essas empresas do setor de serviços possuem alto ou médio risco de crédito.

  • Médias em alto risco
    São empresas de médio porte, com faturamento anual entre R$ 3,6 e R$ 16 milhões, que possuem mais de 5 anos de existência e elevado risco de crédito. Essas empresas passam por um momento muito difícil, apesar do porte. Esse comportamento financeiro pode também atingir os sócios majoritários.

  • Microempresas em alto risco
    Estas microempresas estão em um momento de grande dificuldade financeira. Possuem faturamento menor que R$ 360 mil ao ano com alto risco de crédito. Tudo isso se reflete também nos sócios.

Pequenas especialidades

Este é o grupo onde estão as empresas pequenas que têm indicadores financeiros estáveis, além de comportamentos e necessidades particulares. CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) ou natureza jurídica peculiar são determinantes para este grupo.

  • Comer e beber
    Aqui ficam pequenos restaurantes, bares e cafés com médio comportamento de crédito. Possuem, no máximo, 20 anos de existência.

  • Lar e construção
    Estes são pequenos comércios de produtos para o lar e construção.

  • Alta especialização
    Tratam-se de pequenas e microempresas do segmento de serviços, nas quais os sócios possuem alta especialização técnica e científica em seu ramo de atuação.

  • Serviço de saúde
    São pequenas e microempresas do segmento de saúde. A maior parte dos sócios aqui é composta por médicos, dentistas e fisioterapeutas.

  • Produtores rurais
    Correspondem às pequenas empresas de produtores rurais e atividades agropecuárias.

  • Cooperativas
    São pequenas empresas com natureza jurídica de cooperativas.

  • Serviços financeiros
    Tratam-se de pequenas e microempresas ligadas a atividades financeiras, como seguros, previdências e serviços financeiros.

  • Financeiras no exterior
    Estas são pequenas empresas financeiras instaladas no exterior.

  • Clubes de investimento
    Aqui temos pequenas empresas do setor financeiro que se caracterizam como clubes ou fundos de investimento.

  • Pequenas indústrias
    São indústrias de pequeno porte e microempresas.

  • Prestação de serviços
    São microempresas relacionadas a parcerias entre profissionais prestadores de serviços.

  • Servidores administrativos
    São microempresas ligadas a serviços de escritório, apoio administrativo e outros serviços prestados a empresas.

  • Educação
    Pequenas empresas de educação, como escolas, cursos técnicos, profissionalizantes e escolas de idiomas.

Administração pública e terceiro setor

Fazem parte deste grupo as empresas públicas e do terceiro setor com bons indicadores financeiros.

  • Administração pública
    Órgãos e empresas públicas, autarquias, fundações e municípios.

  • Organizações religiosas e políticas
    Este é o segmento dos partidos políticos e organizações religiosas.

  • Edifícios e condomínios
    São as empresas de natureza jurídica, como condomínios e edifícios.

  • Cartórios
    São cartórios que atuam no serviço notarial e registral.

  • ONGs, OSCIPs e entidades sem fins lucrativos
    Aqui ficam as entidades sem fins lucrativos, ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).

Quer conhecer todas as segmentações do Mosaic?

Cadastre-se abaixo e tenha acesso ao e-book com os detalhes de todas as segmentações disponíveis no Mosaic.

Cadastro realizado com sucesso.
O arquivo está disponível.

MARKETING SERVICES

Programa de Parcerias

Turbine estratégias de marketing com big data e inteligência analítica.

Agora as agências de publicidade podem contar com a primeira e maior Datatech do país para otimizar as campanhas digitais de suas contas.


SEGMENTOS

Segmentos

Agências de publicidade e mídia digital

Benefícios e diferenciais do Mosaic

  • Tenha uma visão aprofundada sobre clientes e prospects para tomar decisões mais seguras

  • Aprimore os dados dos seus estudos ou modelos internos e melhore a performance deles

  • Faça a segmentação de público dividida em grupos e segmentos

  • Conheça em detalhes as características das empresas e faça abordagens mais específicas

  • Conquiste, fidelize e rentabilize a sua base de clientes com a melhor segmentação do Brasil

  • Utilize uma ferramenta de sucesso global, que conta com inteligência analítica combinada ao mais completo ecossistema de big data da América Latina

SOLUÇÕES DE MARKETING É COM A SERASA EXPERIAN

O melhor caminho para chegar a quem importa

Conheça abaixo o impacto que nossas soluções já atingiram em empresas que precisavam trazer inteligência e precisão para seus estudos, campanhas e ações de vendas.

ALGUMA DÚVIDA?

Perguntas frequentes

Saiba mais sobre como tratamos dados pessoais:

Saiba mais sobre como tratamos dados pessoais:


SAIBA MAIS SOBRE AS NOSSAS SOLUÇÕES

Quero receber o contato de um especialista

Nossos consultores entrarão em contato para você conhecer mais sobre nossas soluções.

Quero receber o contato de um especialista

Nossos especialistas estão prontos para ajudar a sua empresa
Nossos especialistas estão prontos para ajudar a sua empresa

Obrigada por entrar em contato com a gente.
Em breve retornamos!

Conheça o seu público-alvo