Ética e compliance

Fazemos o que é certo para os nossos clientes, consumidores e colaboradores.

Trabalhar com integridade é um dos nossos valores essenciais.

Somos responsáveis por agir de acordo com o nosso Código de Conduta. Temos a confiança das pessoas e empresas e demoramos bastante para conquistá-la. E todos temos a responsabilidade de manter essa confiança. Ele aborda diversos tópicos e está dividido em seis áreas.

Nossas pessoas

Nossas pessoas

Entendemos que uma força de trabalho diversa e inclusiva é extremamente importante e valiosa para os negócios. Muitas pessoas na empresa estão trabalhando diligentemente para criar um ambiente de trabalho onde todos sejam tratados com igualdade e respeito, tenham acesso igual a oportunidades e recursos, e possam contribuir integralmente com nosso sucesso.

Canal de denúncias

Canal de denúncias

Quando suspeitamos de uma possível violação, tomamos providências. O Canal de Denúncias Confidencial está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para todos que precisam informar de boa-fé violações reais ou suspeitas de violação de nosso Código, leis ou regulamentações vigentes. A Experian levará a sério todas as suspeitas relatadas, abordando-as de forma oportuna e dando-lhes a melhor resolução.

Clientes e Terceiros

Clientes e Terceiros

Temos extremo orgulho dos produtos e serviços que fornecemos a nossos clientes. Nossa meta é entregar o que prometemos, enquanto mantemos uma cadeia de valores que cumpra as leis e regulamentações locais e atenda aos padrões da Experian. Trabalhamos de maneira efetiva para proteger informações referentes a clientes e terceiros, temos o compromisso com a verdade nas práticas de publicidade e mercado, e promovemos a concorrência justa.

Presentes e Hospitalidade

Presentes e Hospitalidade

Nossa abordagem visa assegurar que o oferecimento e recebimento de presentes e hospitalidades seja feito de maneira transparente, proporcional, de boa-fé, segundo as leis, ajudando a fortalecer e proteger a reputação da Experian.

Compliance

Compliance

Cumpriremos todas as leis, normas e regulamentações vigentes em todas as jurisdições nas quais operamos, dentre elas, privacidade de dados relevantes e leis antitruste e anti concorrência desleal.

Segurança

Segurança

Somos responsáveis pela segurança da informação e devemos ter um papel ativo quando o assunto é a prevenção de riscos de segurança para garantir o cumprimento de políticas e normas.

Conheça as nossas práticas

Conheça as nossas práticas de Antissuborno e Anticorrupção

Carta-compromisso do Instituto Ethos

Em 2018, assinamos a Carta-compromisso do Instituto Ethos, que visa engajar lideranças empresariais, governos e sociedade civil na adoção de práticas contra a corrupção.

Com isso, assumimos a responsabilidade de agir com integridade e transparência em nossos negócios, além do compromisso com a verdade e a justiça por meio de ações e propostas para a construção de um futuro melhor.

A Importância da Avaliação Reputacional e Anticorrupção

Você sabe que parcerias comerciais são importantes para os negócios de qualquer empresa. Os parceiros, por sua vez, também possuem sua cadeia de terceiros e subcontratados. Por essa razão, nosso Código de Conduta Global deve servir de referência a todos os nossos stakeholders. Além disso, é importante destacar que realizamos um processo de Avaliação Reputacional, em linha com a Lei Anticorrupção Brasileira (12.846/13 e Decreto 11.129/22), para conhecer nossos parceiros e avaliar os riscos adequadamente. Dessa forma, o dever de cumprir as leis e as normas de conduta ética significa assegurar que somos o tipo de empresa com a qual se deseja fazer negócios. E você, está preparado? Você conhece os seus parceiros e subcontratados?

Proteção dos Direitos Humanos

Estamos comprometidos em respeitar os direitos humanos e defender a Declaração Universal dos Direitos Humanos (UDHR) das Nações Unidas e os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos (UNGP) em nossos negócios e cadeia de suprimentos. Todos na Experian concluem o treinamento sobre nosso Código de Conduta Global, que estabelece padrões claros para evitar qualquer violação dos direitos humanos. Temos o compromisso de tratar todos os nossos funcionários de maneira justa e com respeito.

Nossos Princípios da Cadeia de Suprimentos estabelecem padrões claros sobre direitos humanos e incluímos cláusulas em nossos contratos que obrigam os fornecedores a proteger os direitos e liberdades dos trabalhadores. Monitoramos a conformidade por meio de nossa estrutura de gerenciamento de risco de terceiros. Também esperamos que os fornecedores estabeleçam requisitos semelhantes para seus próprios fornecedores e subcontratados para estender altos padrões por toda a cadeia de abastecimento.

Treinamento e Conformidade

Todos os funcionários realizam treinamento obrigatório sobre nosso Código de Conduta e sobre antissuborno e anticorrupção. Também esperamos que a liderança seja modelo positivo de comportamento ético.


Nosso modelo de gerenciamento de risco das Três Linhas de Defesa reforça nossa cultura de conformidade. Adicionalmente, incentivamos as pessoas a relatar de boa-fé qualquer suspeita de violação de política ou conduta antiética, sem medo de represálias, por meio do nosso Canal de Denúncias Confidencial disponível 24 horas, anonimamente se assim desejarem.

 

Diversidade e Inclusão

A Serasa Experian disponibiliza aqui os seus relatórios de transparência salarial, elaborados e divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego -MTE, cujas informações oriundas do e-social do ano de 2022 e que foram agrupadas de acordo com os Grandes Grupos de CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Ressaltamos que os relatórios disponibilizados pelo MTE e seus grandes agrupamentos, não consideram diferenças salariais que decorrem da distinção entre cargos, da experiência profissional, de níveis de senioridades, da quantidade de horas extras recebidas, da performance individual, do tempo na função, entre outas.

A Serasa Experian possui compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).

Para mais informações sobre nossas práticas e resultados, recomendamos consultar o nosso e-book abaixo:

Clique e conheça nossos relatórios de transparência salarial

Clique e conheça nossas ações de Diversidade e Inclusão (DEI)

Canal de denúncias

Canal exclusivo para relatar suspeitas de fraudes e corrupção.

Código de conduta

Tenha acesso ao Código de Conduta Serasa Experian na íntegra.