• Levantamento foi realizado considerando uma base de 186,4 milhões de CPFs;
  • Classe C concentra a maior parte de pessoas nessa classificação (38,1%).

Um estudo feito a partir de uma base composta por 186,4 milhões de CPFs, identificou que 47% deles têm tendência a viajar (mais de 87,4 milhões de brasileiros), dos quais 38,1% são da “Classe C”. O levantamento foi realizado pela Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, a partir de soluções de marketing especializadas em estudo e segmentação de audiências. Veja no gráfico e na tabela a seguir o detalhamento por classe:

“O acesso a essas informações de perfis específicos, que podem ser o público-alvo de muitos negócios e empresas, é crucial para que o setor compreenda quais conteúdos e promoções são atrativos. Dispor de ferramentas precisas que aprimorem o direcionamento de campanhas de vendas e marketing para as pessoas certas é uma vantagem competitiva, pois aumentam o potencial de atingir os consumidores mais relevantes: aqueles com maior probabilidade de conversão”, explica a Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres.

Renda mensal média é de R$ 2,5 mil

Do total de brasileiros que tendem a viajar classificados pelo estudo, considerando a base da pesquisa, revelou-se que 54,3% recebem mensalmente até R$ 2,5 mil, o que se assemelha ao restante da população brasileira. Veja o detalhamento por renda mensal no gráfico abaixo:

O levantamento indicou, ainda, que 19,4% dos brasileiros que tendem a viajar têm mais de 65 anos e apenas 6,0% com 18 a 23. Confira no gráfico a seguir o detalhamento completo por faixa etária, com comparação à população brasileira geral:

Brasileiros que tendem a viajar possuem Score regular

Score de Crédito é pontuação que indica se uma pessoa ou empresa paga suas contas em dia. Considerando os brasileiros que tendem a viajar da base do estudo, 48,9% se concentram na faixa de 251 a 500 pontos, considerado regular. O percentual está alinhado ao patamar do Brasil, em que a porcentagem é de 48,1%. Veja o detalhamento a seguir:

Resgate de milhas

Ainda de acordo com o levantamento, do total de 87,4 milhões de brasileiros que tendem a viajar, 79,4% não costumam resgatar milhas, as pontuações que podem ser acumuladas a partir do uso frequente do cartão de crédito e, posteriormente, trocadas por passagens aéreas, reservas em hotéis, aluguel de carros e até mesmo produtos diversos. Outro dado do estudo indica que 58,5% dessa população que não costuma resgatar milhas também não têm afinidade com cartão de crédito, o que pode explicar o impacto sobre o uso ou conhecimento da “recompensa”.

Metodologia

Para realizar a pesquisa “Perfil dos Brasileiros que Tendem a Viajar”, em junho de 2024, foi combinada inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos. Para segmentação do público, foi utilizada a combinação do perfil de clientes com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e com segmentação de “Perfil dos Viajantes Frequentes no Brasil”. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD).

A Serasa Experian combina os melhores dados da América Latina com inteligência analítica, expertise e tecnologia. Por isso, é capacitada para realizar análises acuradas e oferecer a clientes a capacidade de estudar mercados e segmentar campanhas de marketing, possibilitando que empresas possam chegar a seus públicos-alvo mais propensos à conversão.

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.