Com personalização, look-a-like e dados de propensão à compra, a gigante da beleza reduziu 60% no CAC (custo de aquisição de clientes) e aumentou o ticket médio em 21% na primeira compra em campanhas digitais de recrutamento
O Grupo L'Oréal no Brasil, uma das maiores empresas de cosméticos do país, aumentou em 155% o retorno sobre o investimento com a ajuda das soluções da Serasa Experian. Por meio de uma parceria estratégica, a gigante do setor de beleza implementou segmentações customizadas e campanhas do tipo “look-a-like” para o programa de fidelidade DermaClub utilizando informações e inteligência analítica para criar audiências altamente qualificadas.
A empresa, que no Brasil é líder do mercado dermocosmético, tinha o desafio de acelerar o número de cadastros qualificados do programa de fidelidade DermaClub, identificando e impactando pessoas com maior propensão a engajar e a consumir produtos das marcas La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals e Cerave. Para o melhor entendimento e segmentação dos consumidores do programa, a empresa contou com o apoio do Serasa Experian, datatech especialista em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades.Combinando a base de clientes do Dermaclub com a inteligência analítica e as ferramentas de clusterização, a Serasa Experian, por meio de suas soluções de Marketing Services, criou personas de clientes, enriquecidos com modelos de propensão, o que permitiu que a L’Oréal Beleza Dermatológica no Brasil segmentasse o público-alvo de maneira precisa.
Como resultado, a campanha digital de recrutamento do tipo “look-a-like” obteve um aumento de 155% no retorno sobre o investimento (ROAS) e uma redução de 60% no custo de aquisição de clientes (CAC). Além disso, o ticket médio dos novos clientes foi 21% maior nas primeiras compras, reforçando a qualidade da audiência atraída.
“A parceria com a Serasa Experian nos permitiu alcançar um novo patamar de performance em nossas campanhas digitais de recrutamento de novos consumidores, garantindo uma prospecção mais assertiva e um retorno muito superior ao esperado. A personalização através do uso de dados é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa para recrutamento e fidelização, pois além de permitir aumentar a satisfação do cliente, fortalece - ainda mais - a conexão com as nossas marcas. Quando os consumidores sentem que uma empresa entende suas necessidades e desejos, eles são mais propensos a engajar, converter e permanecerem fiéis, de forma a aumentar o Life Time Value”, explica - Illan Israel, Chief Digital Office da L'Oréal Beleza Dermatológica no Brasil.
Isabela Torres, Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, destacou: “O grande diferencial do nosso trabalho com o Grupo L’Oréal no Brasil foi a capacidade de aplicar inteligência analítica em cada etapa da campanha. Nossa combinação de big data com variáveis como propensão a compras e hábitos de consumo permitiu uma abordagem segmentada e mais eficiente. O resultado foi uma audiência altamente qualificada que gerou resultados expressivos - quando comparado com as campanhas que tinham a audiência segmentada sem essa expertise”.
Campanha premiada
A campanha foi reconhecida na 30ª edição do Prêmio da Associação de Marketing de Dados (ABEMD) com o case “Segmentação customizada e campanhas look-a-like na Meta para programas de fidelidade do Grupo L’Oréal no Brasil”, em 2024. A conquista foi um reconhecimento do impacto positivo que a utilização de informação precisa e segmentada pode ter nas estratégias de marketing, evidenciando a importância de uma abordagem personalizada para alcançar e engajar o público-alvo.
“É com enorme satisfação que celebramos esse reconhecimento do Prêmio da Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD), em sua 30ª edição, em nossa primeira participação com o Programa Dermaclub. Essa conquista reforça a efetividade de nossa estratégia, impulsionando-nos a aprimorar, cada vez mais, o uso inteligente de dados e tecnologia para alcançar, engajar e fidelizar os consumidores da L’Oréal Beleza Dermatológica no Brasil”, comenta Illan Israel.
Sobre a área de Marketing Services da Serasa Experian
Desde 2015, a Serasa Experian conta com a área de Marketing Services, que é dedicada a realizar estudos de mercado e segmentação de perfis para ajudar as marcas a tomarem as melhores decisões para suas campanhas. A Serasa Experian alia inteligência ao maior e mais preciso ecossistema de big data da América Latina, por isso, é capacitada para realizar análises atualizadas em tempo real e oferecer a clientes a capacidade de acessar informações sobre mercados, negócios e segmentos. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 – LGPD. Saiba mais clicando aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.