Área de Marketing Services da Datatech analisou uma base de 186,9 milhões de CPFs e identificou que 27,6 milhões têm propensão a serem “caçadores de desconto”;
Estudo revela ainda que 60% têm afinidade com uso de cartão de crédito, sendo 59,6% considerados “heavy users”;
Capacidade de pagamento da maioria dos “caçadores de desconto” (66,7%) é de até R$ 1 mil;
Quase 20% da base pesquisada tem entre 39 e 43 anos e 45% pertencem à classe C.
O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, é uma data marcada por descontos no comércio e ação de marketing dedicadas a atrair a atenção dos consumidores. A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizou um levantamento abrangente para entender o perfil desses brasileiros por meio da área de Marketing Services, que considerou uma base de 186,9 milhões de CPFs. Os dados mostraram que, do total, mais de 27 milhões de brasileiros tendem a ser “caçadores de desconto”, e compradores online dos quais 59,6% têm propensão a usar cartão de crédito e quase 35% usam muito esta modalidade de pagamento (heavy users).
“O estudo revela insights preciosos para compreendermos as dinâmicas de consumo no Brasil, auxiliando empresas a desenvolverem estratégias mais eficazes e personalizadas para atender às necessidades de seus clientes. As promoções personalizadas não apenas atraem novos consumidores, mas também incentivam a fidelidade dos existentes, gerando mais lucro para as companhias”, afirma Lucas Mathias, gerente de Marketing Services da Serasa Experian.
Ainda de acordo com o estudo, a capacidade de pagamento, o valor máximo que o consumidor tem condição de se comprometer a pagar dentro do mês, da maioria dos “caçadores de desconto” (66,7%) é presumida em até R$ 1 mil. Deste perfil, 12% tem capacidade de pagar mais de 3 mil reais por mês. Na população brasileira a mesma faixa é de 6%. Esse é um indicador econômico que auxilia no entendimento de como os consumidores são vistos pelo mercado credor brasileiro, que pode desenvolver estratégias para oferecer produtos adequados a cada perfil de cliente, apontando que mais de 80% têm recebe mensalmente três salários-mínimos. Veja os rankings completos desta visão nos gráficos a seguir:
Dados demográficos
Considerando o total de “caçadores de descontos”, o levantamento revelou que quase 20% pertencem à faixa-etária de 39 a 43 anos e, em relação ao gênero, 54,4% são mulheres e 44,9% homens. 86% dos consumidores pertencem às classe B (41%) e C (45%).