• Datatech avaliou uma base de 186,7 milhões de CPFs, dos quais 13,3% têm propensão a assinar o serviço;
  • Dentre eles, 18,6% dos clientes tem mais de 60 anos e 60% da base os clientes também têm propensão a assinar serviços de streaming;
  • Perfil demográfico indica 61,4% da classe B, além de faixa de renda, gênero, score e concentração estadual dos consumidores.

Em 11 de agosto foi comemorado o Dia da TV por Assinatura e um estudo identificou que mais de 24,7 milhões de brasileiros têm propensão a assinar o serviço, sendo que 1 a cada 5 são pessoas acima dos 65 anos (18,6%) e integrantes da classe B (61,4%). Os dados são da pesquisa realizada com uma base de 186,7 milhões de CPFs cadastrados. Os números mostram que o serviço tem o seu espaço em lares brasileiros. Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento por faixa etária:

O levantamento foi realizado por meio da área de Marketing Services da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do Brasil, e indicam que mais de 60,8% desses consumidores também assinariam serviços de streaming – sendo que12% da mesma base (cerca de 23 milhões de pessoas) já usam essas plataformas.

Perfil dos “consumidores de TV por assinatura”: dados demográficos

Do total de pessoas com propensão a fechar pacotes de TV por assinatura, considerando a base da pesquisa, 47,8% são do gênero feminino. Confira abaixo o gráfico com mais informações:

A diretora de Marketing Services da Serasa Experian Isabela Torres explica que “o acesso a essas informações de perfis específicos, que podem ser o público-alvo de muitos negócios e empresas, é crucial para que o setor compreenda quais conteúdos e promoções são atrativos. Dispor de ferramentas precisas que aprimorem o direcionamento de campanhas de vendas e marketing para as pessoas certas é uma vantagem competitiva, pois aumentam o potencial de atingir os consumidores mais relevantes: aqueles com maior probabilidade de conversão”.

Ainda de acordo com o levantamento, a concentração maior de brasileiros com propensão a consumir TV por assinatura está na região Sudeste (66,6%), sendo São Paulo o estado com o maior percentual na visão por Unidades Federativas (42,6%). Veja o detalhamento estadual no gráfico a seguir:

Em relação à faixa de renda, a pesquisa indicou que a maior parte dos consumidores propensos a contratar TV por assinatura recebe mensalmente entre R$ 2,5 mil a R$ 5 mil (40,6%), pertencentes à classe C. Na tabela e no gráfico a seguir, veja o detalhamento completo deste recorte:

Pontuação do Score é regular

Score de Crédito é a pontuação que indica se uma pessoa ou empresa paga suas contas em dia. Considerando os brasileiros que têm propensão a consumir TV por Assinatura, podemos verificar que eles possuem também scores mais altos do que a média da população brasileira: o índice dos consumidores com score acima de 751 bate 32,5% - 15 pontos percentuais acima do índice da população brasileira. Veja o detalhamento a seguir, incluindo a comparação com a população brasileira:

Metodologia

Para realizar a pesquisa “Perfil dos Consumidores de TV por assinatura no Brasil”, em julho de 2024, foi combinada inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da Datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos. Para segmentação do público, foi utilizada a combinação do perfil de clientes com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e com segmentação de “Consumidores de Serviços de Streaming”. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD).

A Serasa Experian combina os melhores dados da América Latina com inteligência analítica, expertise e tecnologia. Por isso, é capacitada para realizar análises acuradas e oferecer a clientes a capacidade de estudar mercados e segmentar campanhas de marketing, possibilitando que empresas possam chegar a seus públicos-alvo mais propensos à conversão. Saiba mais clicando aqui.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.