- Estudo, realizado pela Serasa Experian, ouviu empresas de diversos segmentos para entender suas percepções sobre estratégias de mercado, segmentação e ativação de audiências;
- Identificação do público-alvo, realização de testes prévios e escassez de dados foram alguns dos desafios apontados;
Ao planejar e executar uma campanha de marketing, identificar o público-alvo é o principal desafio, apontado por 39% das empresas participantes de uma pesquisa inédita da Serasa Experian, primeira e maior Datatech do Brasil, realizada por meio da sua área de Marketing Services. O estudo quantitativo buscou investigar o que as companhias enfrentam ao executar estratégias de marketing em quatro etapas: estudos de mercado, segmentação, enriquecimento de dados e ativação de audiências.
“Atingir o público correto é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing. Para apoiar os negócios na identificação precisa do target, temos evoluído no desenvolvimento de ferramentas acuradas e lançado filtros exclusivos para que as empresas possam superar esse desafio de segmentação eficiente e alcançar o grupo de pessoas que mais importa: os propensos a converter”, declara a Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres.
Confira o detalhamento das principais percepções da pesquisa:
1. Estudos de mercado: um quarto das empresas respondentes (25%) apontou a identificação de potenciais interessados em seus produtos ou serviços como maior obstáculo e, em segundo lugar, 17% consideraram desafiador determinar quem são os decisores sobre a compra. Veja todo o levantamento desta visão no gráfico a seguir:
2. Segmentação: 39% das empresas apontaram como principal adversidade a definição clara do público-alvo necessário para buscar informações pertinentes. Em relação ao desafio menos latente nesta visão, 11% relataram o desafio de integrar dados de segmentação com estudos internos, visando aprimorar suas estratégias de marketing. No gráfico abaixo, veja outras constatações:
3. Enriquecimento de dados: a obtenção de dados de comportamentos e preferências foi apontado por 26% das respondentes como a maior dificuldade. Já 22% disseram que seria a obtenção dos dados que indiquem o poder de compra dos consumidores. Confira a seguir todos os desafios apontados:
4. Ativação de audiências: 28% das empresas consideraram o “teste com a base de clientes interna antes do lançamento ao público externo” como o maior desafio nessa frente. “A necessidade de realizar múltiplos testes para identificar quais públicos geram melhores resultados” veio em seguida, com 26% das escolhas. Veja o ranking completo desta visão no gráfico a seguir:
Principais atividades das campanhas de marketing
São diversas etapas envolvidas antes, durante e depois das campanhas de marketing. Conforme revelado pelo estudo, a atividade que mais recebe atenção das empresas (40%) é a realização de “estudos de mercado para conhecer melhor a sua audiência antes de lançar a campanha”. Já durante a execução, o foco principal recai sobre a “medição de resultados” (33%), seguida pelo “enriquecimento de dados para complementar bases internas ou externas” (28%). Confira o ranking das práticas mais recorrentes na realização de campanhas de marketing:
Metodologia
A pesquisa contou com uma amostra de 317 representantes de empresas, garantindo uma representatividade geográfica e setorial abrangente. A distribuição dos participantes foi de 7% na região Norte, 9% no Centro-Oeste, 14% no Sul, 45% no Sudeste e 25% no Nordeste do Brasil, com 57% situados em capitais, 25% no interior dos estados e 18% em regiões metropolitanas.
Os segmentos de mercado dos respondentes foram diversificados, com 43% atuando no setor de serviços, 23% no comércio atacado e varejista, 17% na indústria, 14% em outros setores e 4% especificamente em serviços relacionados a agências de publicidade e marketing, incluindo marketing digital, conteúdo, mídias sociais, produção audiovisual, publicidade, mídia paga, entre outros.
Quanto ao porte das empresas, a pesquisa incluiu 45% de pequeno porte, 31% de grande porte, 14% de médio porte e 10% de empreendimentos individuais.
Os cargos dos representantes das empresas na pesquisa variaram, com 23% sendo gerentes ou consultores, 21% analistas, 20% sócios ou donos, 15% diretores, 15% especialistas ou coordenadores, 5% heads ou responsáveis e 1% ocupando posições de nível C-level. Essa diversidade de cargos contribui para uma visão mais completa e variada dos desafios e práticas no mercado.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.