Estudo, realizado pela Serasa Experian, ouviu empresas de diversos segmentos para entender suas percepções sobre estratégias de mercado, segmentação e ativação de audiências;
Identificação do público-alvo, realização de testes prévios e escassez de dados foram alguns dos desafios apontados;
Ao planejar e executar uma campanha de marketing, identificar o público-alvo é o principal desafio, apontado por 39% das empresas participantes de uma pesquisa inédita da Serasa Experian, primeira e maior Datatech do Brasil, realizada por meio da sua área de Marketing Services. O estudo quantitativo buscou investigar o que as companhias enfrentam ao executar estratégias de marketing em quatro etapas: estudos de mercado, segmentação, enriquecimento de dados e ativação de audiências.
“Atingir o público correto é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing. Para apoiar os negócios na identificação precisa do target, temos evoluído no desenvolvimento de ferramentas acuradas e lançado filtros exclusivos para que as empresas possam superar esse desafio de segmentação eficiente e alcançar o grupo de pessoas que mais importa: os propensos a converter”, declara a Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres.
Confira o detalhamento das principais percepções da pesquisa:
1. Estudos de mercado: um quarto das empresas respondentes (25%) apontou a identificação de potenciais interessados em seus produtos ou serviços como maior obstáculo e, em segundo lugar, 17% consideraram desafiador determinar quem são os decisores sobre a compra. Veja todo o levantamento desta visão no gráfico a seguir:
2. Segmentação: 39% das empresas apontaram como principal adversidade a definição clara do público-alvo necessário para buscar informações pertinentes. Em relação ao desafio menos latente nesta visão, 11% relataram o desafio de integrar dados de segmentação com estudos internos, visando aprimorar suas estratégias de marketing. No gráfico abaixo, veja outras constatações:
3. Enriquecimento de dados: a obtenção de dados de comportamentos e preferências foi apontado por 26% das respondentes como a maior dificuldade. Já 22% disseram que seria a obtenção dos dados que indiquem o poder de compra dos consumidores. Confira a seguir todos os desafios apontados:
4. Ativação de audiências: 28% das empresas consideraram o “teste com a base de clientes interna antes do lançamento ao público externo” como o maior desafio nessa frente. “A necessidade de realizar múltiplos testes para identificar quais públicos geram melhores resultados” veio em seguida, com 26% das escolhas. Veja o ranking completo desta visão no gráfico a seguir:
Principais atividades das campanhas de marketing
São diversas etapas envolvidas antes,