Crédito

24 de ago 2021

Pandemia aumentou solicitações de crédito online, segundo pesquisa global da Experian

O Brasil foi o país participante que teve maior crescimento percentual para pedidos de cartões de crédito e empréstimos São Paulo, 23 de agosto de 2021 – Uma pesquisa global da Experian mostra que os brasileiros foram os que mais passaram a solicitar crédito online durante a pandemia de Covid-19. Em uma questão que analisa o comportamento digital em todo o mundo, as alternativas de solicitações de cartões de crédito cresceram 5 pontos percentuais e a de pedidos de empréstimos aumentou 9 p.p., enquanto nos outros países houve estabilidade e até queda. Segundo o diretor de Decision Analytics da Serasa Experian, Pedro Braga, “a pandemia aumentou a já crescente demanda pelo autoatendimento digital relacionado a solicitações de crédito e a busca de assistência no cumprimento das obrigações financeiras. Os consumidores não só querem como esperam ser possível solicitar crédito quando e onde eles estiverem, geralmente utilizando um dispositivo móvel”. Para Braga, a adaptação deve ser primordial, uma vez que os dados mostram ainda que um a cada quatro consumidores começou a comprar em outro lugar porque uma empresa da qual era cliente não se adaptou às suas necessidades digitais. Outro fator que impacta nas mudanças é o cenário econômico mundial, com incentivos governamentais e linhas de crédito mais acessíveis, que acabam fazendo com que as companhias tenham o desafio de identificar a real situação dos consumidores. Por isso cerca de metade delas em todo o mundo estão dedicando recursos para aprimorar suas capacidades analíticas. Os investimentos em analytics, como soluções de Machine Learning, permitem que os negócios usem conjuntos de dados não tradicionais rapidamente, expliquem o que os dados estão revelando e testem novos modelos de previsão e risco de crédito. “Empresas inovadoras precisarão ir além das fontes de dados tradicionais e aproveitar dados alternativos e sintéticos a fim de antecipar as necessidades de crédito de seus clientes ao usar ferramentas para automatizar o processo e reduzir o risco. Bons exemplos são as iniciativas como o Cadastro Positivo e Open Banking no Brasil, que auxiliam a aprimorar as análises”, comenta Braga 1 em cada 3 consumidores no mundo ainda se preocupa com as finanças A pandemia trouxe ainda muitas mudanças nos perfis financeiros dos consumidores, que hoje globalmente se dividem entre aqueles que ainda enfrentam preocupações com as finanças e outros que afirmam já terem se recuperado deste período de distanciamento social. Globalmente, 1 em cada 3 pessoas ainda apresenta essa preocupação,

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