Política de Crédito Inteligente: Fintravel ajustou políticas de crédito com o PowerCurve para concessão de consignado privado e classificação de risco do cliente
A PaGol, fintravel da parceria da GOL, Smiles e Grupo Comporte, voltada para o público que ama viajar, obteve resultados expressivos em suas operações de crédito consignado privado com acúmulo de milhas. Com a adoção de uma política de crédito baseada em informações sobre o comportamento do cliente provenientes da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, foi possível ampliar a rentabilização dos clientes em 17%, enquanto a inadimplência caiu 51%.
Esses resultados foram obtidos a partir de uma política de crédito personalizada criada para fintech, com dados da carteira de clientes que permitiram uma análise de crédito mais precisa de acordo com o histórico de cada cliente. A solução utilizada para analisar os dados e ajustar a política foi o PowerCurve Crédito, uma plataforma de crédito que automatiza as análises com uma política de crédito particularizada, desenhada e adaptada ao apetite ao risco e às especificidades de cada empresa e momento de negócio, fazendo com que as empresas tomem decisões em segundos.
“A definição dessa classificação dos clientes foi fundamental para aprimorarmos nossos resultados e a qualidade das nossas novas safras. O consignado privado, ao contrário do público, apresenta riscos de inadimplência mais elevados e, por isso, é importante ter embasamento para entender quanto de crédito conceder a cada cliente. Com a ferramenta da Serasa Experian conseguimos atuar em duas frentes ao mesmo tempo, aumentar receita e reduzir inadimplência. Ao identificar bons pagadores, aumentamos o valor da oferta, gerando mais receita, e, ao mesmo tempo, reduzimos o risco, porque as chances de um bom pagador deixar de honrar o compromisso são baixas”, explica Ricardo Faustino, Diretor de Produtos, Marketing e Analytics da PaGol.
Foi a partir dessa classificação de perfis que a PaGol conseguiu ainda ampliar a qualidade do crédito concedido. Mantendo a taxa de aprovação em 90% dos pedidos, o perfil “bom pagador” teve um acréscimo de 30% nas aprovações.
“Nosso objetivo é capacitar as fintechs e empresas do setor financeiro com as melhores soluções de dados e analytics. A PaGol é um ótimo exemplo de como os dados corretos combinados com tecnologia de ponta podem ser utilizados para aumentar a assertividade, precisão e velocidade nas decisões para concessão de crédito, ao mesmo tempo em que otimiza processos, reduz custos e melhora o perfil de seus clientes contemplados na tomada. Sabemos que tais decisões impactam diretamente o resultado financeiro dos nossos clientes e, por isso, trabalhamos com a mais robusta inteligência de mercado para apoiar a estratégia dos nossos clientes”, complementa Pedro Braga, diretor de Decisioning e Advanced Analytics da Serasa Experian.
Sobre a PaGol
A PaGol é a primeira conta digital com serviços e produtos para quem ama viajar. Composta por acionistas que são controladores das marcas Gol, Smiles e Comporte S.A, a PaGol oferece serviços, inovando em vantagens e benefícios que aproximam os clientes da sua próxima viagem, como por exemplo o Turbo Milhas, a Compra de Milhas e o Saldo Gera Milhas. Disponível em app nas versões mobile para Android e em IOS, o principal diferencial da fintravel está em recompensar em milhas seus clientes a partir da utilização dos produtos financeiro, além do acúmulo automático na plataforma parceria Smiles - não é preciso que o cliente solicite nenhuma migração.
Saiba mais: www.pagol.com.br
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.