Pontualidade de pagamento na modalidade ficou em torno de 80% em março de 2024
O valor médio da parcela no financiamento de veículos no Brasil alcançou R$ 1.202,53 em março de 2024, segundo levantamento inédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse foi o segundo maior valor registrado ao longo do ano, ficando atrás apenas de fevereiro, que teve o ticket de R$ 1.204,11. O estudo, baseado no novo Indicador de Cadastro Positivo, também revelou dados sobre a pontualidade de pagamento, que atingiu 80,2% no período.
Em termos de gênero, o ticket médio masculino foi levemente maior que o feminino. Em março de 2024, os homens gastaram, em média, R$ 1.214,33, enquanto o das mulheres foi de R$ 1.183,13. Esse padrão segue a mesma tendência na série histórica coletada.
O estudo também mostrou uma correlação clara entre renda e valor de parcela. Na faixa acima de 10 salários-mínimos, o ticket médio foi de R$ 2.099,72 em março de 2024, enquanto na faixa de dois a três, o valor foi R$ 724,13, e, na faixa de até um, R$ 665,57.
Olhando para as regiões do país, os tickets médios mais altos, em março de 2024 foram, respectivamente, no Centro-Oeste e Norte, com valores de R$ 1.294,76 e R$ 1.251,52. Já a região que apresenta o menor montante no financiamento de veículo é o Sul, com R$ 1.170,81.
Entre as faixas etárias, o maior valor médio de parcela foi observado entre pessoas de 51 a 60 anos, com R$ 1.255,28, enquanto os jovens de até 25 anos tiveram o menor valor, com R$ 851,18.
“Com os dados do Cadastro Positivo é possível ter acesso a mais informações e, com isso, entender de forma mais completa o comportamento do consumidor. Consequentemente, o risco de concessão de crédito pode ser mais bem avaliado por parte dos credores, aumentando as chances de o consumidor comprar a prazo ou fazer empréstimos com juros ajustados ao seu perfil e de acordo com sua capacidade de pagamento, o que contribui para a democratização do crédito, a movimentação da economia e a redução da inadimplência”, afirma Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Pontualidade de pagamentos
O Cadastro Positivo permite identificar se os brasileiros estão pagando seu financiamento de veículos em dia. De forma geral, a pontualidade nos pagamentos das parcelas ficou em 80,2% em março de 2024. Esse foi o menor patamar atingindo ao longo de toda série histórica. Janeiro e fevereiro tiveram, respectivamente, percentuais de 85,1% e 84,6%.
“A diminuição no percentual de pontualidade no comparativo de março com os meses anteriores do ano dá-se pela mesma justificativa que explica o aumento da inadimplência no período. O aumento das despesas típicas de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo, afeta a gestão financeira consumidor, o que, consequentemente, afeta seus pagamentos”, complementa Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Em relação ao gênero, as mulheres tiveram um percentual levemente maior, com 80,4% versus 80,3% do gênero masculino.
Quando falamos de renda, quanto maior, maior a pontualidade. Acima de dez salários-mínimos, o percentual atinge 91,3%, em março de 2024. Para quem ganha entre dois e três salários-mínimos, a pontualidade cai para 71% e 59,9% para a faixa de renda de até um salário, também em março.
Olhando para as regiões do país, destacaram-se as regiões Sul e Centro-Oeste, com 81,4% e 81%, respectivamente. A região Nordeste foi a que apresentou o menor percentual no quesito, com 79%.
O grupo acima de 51 a 60 anos apresentou o maior grau de pontualidade com 82,2%. Já os mais jovens, na faixa etária de até 25 anos tiveram menor taxa em março de 2024, com 71,9%.
Metodologia
Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores. O indicador tem uma defasagem padrão, sendo este o dado mais recente.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
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