Pontualidade de pagamento na modalidade ficou em torno de 84,3% em maio de 2024
O valor médio da parcela de empréstimo pessoal no Brasil alcançou R$ 419,41 em maio de 2024, segundo levantamento inédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse foi o menor valor registrado ao longo do ano de 2024, conforme gráfico abaixo. O estudo, baseado no novo Indicador de Cadastro Positivo, também revelou dados sobre a pontualidade de pagamento, que atingiu 84,3% no período.
Em termos de gênero, o ticket médio dos empréstimos realizados pelos homens foi maior que o das mulheres. Em maio de 2024, eles gastaram, em média, R$ 472,57, enquanto elas gastaram R$ 373,14. Esse padrão segue a mesma tendência na série histórica coletada.
O estudo também mostrou uma correlação clara entre renda e valor de parcela. Na faixa acima de 10 salários-mínimos, o ticket médio foi de R$ 1.245, 47, enquanto na faixa de dois a três, o valor foi R$ 260,28, e, na faixa de até um, R$ 161,14.
Em relação às regiões do país, o maior ticket médio, em maio de 2024, foi no Centro-Oeste, com o valor de R$ 483,57. Já a região com o menor montante em empréstimo pessoal foi o Nordeste, com R$ 343,45.
Entre as faixas etárias, o maior valor médio de parcela foi observado entre pessoas de 51 a 60 anos, com R$ 500,27, e os jovens de até 25 anos, a menor média, com R$ 228,42.
Pontualidade de pagamentos
O Cadastro Positivo permite identificar se os brasileiros estão pagando suas parcelas dos empréstimos em dia. De forma geral, a pontualidade nos pagamentos das parcelas ficou em 84,3% em maio de 2024. Esse foi o segundo menor patamar atingindo ao longo do ano, ficando acima apenas do mês de março, que obteve um percentual de 84,1%.
“Temos observado uma queda da pontualidade de pagamentos, tanto em empréstimos pessoais quanto em outras linhas de crédito, como reflexo do aumento da inflação ao longo do ano. No entanto, mesmo com essa queda, o percentual de pontualidade ainda está acima se comparado com outras modalidades de crédito que possuem informações no Cadastro Positivo. Por exemplo, em maio, a pontualidade do cartão de crédito ficou em 81,6%. Isso mostra que o consumidor, de alguma forma, tem se esforçado mais para ficar em dia na modalidade de empréstimos pessoais. Isso acontece, pois, a inadimplência nessa linha de crédito pode resultar na perda de acesso a ela e, com isso, restam apenas opções mais onerosas, como o próprio cartão.”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Entre gêneros, as mulheres apresentaram uma pontualidade de 84,5%, ligeiramente acima dos homens, com 84,0%.
A renda também influenciou: para aqueles que ganham acima de 10 salários-mínimos, o percentual foi de 95,2%; entre dois e três salários-mínimos, 81,7%; e até um salário-mínimo, 75,6%.
Regionalmente, destacaram-se as regiões Sul e Centro-Oeste, com 85,4% e 85,0%, respectivamente. O Nordeste teve o menor percentual, com 83,6%.
O grupo de 51 a 60 anos apresentou o maior grau de pontualidade com 87,8%. Já os mais jovens, na faixa etária de até 25 anos tiveram menor taxa em maio de 2024, com 76,7%.
"O Cadastro Positivo beneficia credores e consumidores, pois o acesso às informações financeiras permite traçar o comportamento e perfil de cada pessoa, resultando em uma avaliação de crédito mais precisa. Isso não só contribui para reduzir a inadimplência, mas também dinamiza a economia e amplia a inclusão financeira”, finaliza Rabi.
Metodologia
Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores. O indicador tem uma defasagem padrão, sendo este o dado mais recente.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.