Crédito

18 de jul 2023

Mais de 13 milhões de pessoas foram inseridas no mercado de crédito com o Cadastro Positivo, revela Serasa Experian

Jovens e população de baixa renda são os principais beneficiados. Acesso ao crédito de qualidade também passa a ser maior na região Norte. Levantamento inédito da Serasa Experian revela que o Cadastro Positivo, desde que entrou em franca operação em 2020, já incluiu 13,5 milhões de brasileiros no mercado de crédito até dezembro de 2022, ou seja, 8,3% da população adulta. Antes disso, essas pessoas tinham menos possibilidades de serem aprovadas numa análise de crédito por parte das empresas concedentes, muitas vezes em razão da falta de informações suficientes para a concessão segura de crédito. Esse déficit de dados sobre os hábitos de pagamento do consumidor gera insegurança no concedente, que acaba negando o crédito por não conseguir identificar se o tomador tem características ou não de um bom pagador. Com o Cadastro Positivo o mercado passou a ter mais visibilidade sobre essa população, o que faz o risco diminuir à medida em que as contas são pagas em dia, potencializando suas possibilidades de acesso a crédito. Pessoas de baixa renda foram as mais beneficiadas com o Cadastro Positivo Pessoas de todas as faixas de renda tiveram sua pontuação de crédito otimizada com o Cadastro Positivo, passando a marca de 500 pontos para cima, mas as que ganham até dois salários-mínimos foram as mais beneficiadas, pois 70% de toda a população incluída no mercado de crédito após o Cadastro Positivo se encontra nessa faixa. São 9,5 milhões de pessoas que passaram a ter acesso a crédito de qualidade. Em segundo lugar, a faixa acima de dois a três salários-mínimos registrou um incremento de 2,2 milhões de novos consumidores, o que representa um acréscimo de 21,4% das pessoas que estão neste grupo. Na faixa acima de três até cinco, 1,3 milhão de brasileiros passaram a ter seus scores acima de 500. *em milhões “O Cadastro Positivo é uma ferramenta importante para trazer mais equilíbrio ao  cenário econômico, pois traz mais informação e, consequentemente, mais segurança para as empresas na tomada de decisão e mais oportunidade para o consumidor conseguir crédito que ele deseja, uma vez que possibilita que seja considerado na análise o histórico de pagamentos do consumidor, ou seja, suas contas pagas (em dia ou não) ao longo do tempo, e não só no momento da solicitação do crédito, trazendo uma visão mais ampla sobre o comportamento do consumidor em relação ao pagamento de suas dívidas”,

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