A análise é feita com base na avaliação da carteira de clientes de empresas do setor e traz limites de crédito personalizados de acordo com o perfil de cada consumidor
De acordo com um estudo realizado pela Serasa Experian – datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude – as fintechs e empresas de meio de pagamento podem, por meio de gestão e análise da carteira, ampliar em até R$ 9 bilhões sua oferta de crédito para os clientes do mercado brasileiro que já fazem parte de sua base.
Analisando a base de clientes de empresas desses dois segmentos, foi possível identificar que clientes que só possuíam conta digital teriam potencial também para adquirir e consumir cartão de crédito.
Por meio de uma visão customizada por perfil de CPF, construída com técnicas avançadas de inteligência analítica utilizando dados exclusivos da Serasa Experian e de mercado, a solução classificou os CPFs em três categorias de risco – “Receptividade ao Produto”, “Bem Avaliados” e “Super Qualificados” – e atribuiu limites médios de cartão de crédito que variam de R$ 6.261,76 a 11.768,48, chegando a um potencial de consumo de até R$ 9 bilhões, compondo avaliação de risco de crédito por CPF com a propensão de adesão por meio de dados profiláticos e de hábitos de consumo criados específicos para este tipo de análise.
“A gestão de carteira é uma etapa essencial da jornada de crédito e empresas de todos os setores têm uma oportunidade grande de ampliar sua receita potencial com os clientes que elas já têm dentro de casa. Nesse caso o estudo focou em ofertas de cartão de crédito, mas essa análise pode ser aplicada a qualquer tipo de carteira ou produto, ampliando assim o potencial e seus resultados de receita e estreitando o relacionamento com os clientes”, afirma Pedro Braga, diretor de Decison Analytics da Serasa Experian.
Segmentação: perfis de propensão
A análise traz, além de uma visão da carteira como um todo, uma classificação por níveis de perfil de oportunidade, possibilitando priorizar determinados perfis de cliente para as ofertas de crédito. O objetivo é identificar qual a melhor ação a ser tomada, cliente a cliente, aproveitando ao máximo a oportunidade de ampliar a concessão de crédito e consequentemente a rentabilidade, mas mantendo níveis de exposição e risco saudáveis.