A análise é feita com base na avaliação da carteira de clientes de empresas do setor e traz limites de crédito personalizados de acordo com o perfil de cada consumidor

De acordo com um estudo realizado pela Serasa Experian - datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude – as fintechs e empresas de meio de pagamento podem, por meio de gestão e análise da carteira, ampliar em até R$ 9 bilhões sua oferta de crédito para os clientes do mercado brasileiro que já fazem parte de sua base.

Analisando a base de clientes de empresas desses dois segmentos, foi possível identificar que clientes que só possuíam conta digital teriam potencial também para adquirir e consumir cartão de crédito.

Por meio de uma visão customizada por perfil de CPF, construída com técnicas avançadas de inteligência analítica utilizando dados exclusivos da Serasa Experian e de mercado, a solução classificou os CPFs em três categorias de risco – “Receptividade ao Produto”, “Bem Avaliados” e “Super Qualificados” – e atribuiu limites médios de cartão de crédito que variam de R$ 6.261,76 a 11.768,48, chegando a um potencial de consumo de até R$ 9 bilhões, compondo avaliação de risco de crédito por CPF com a propensão de adesão por meio de dados profiláticos e de hábitos de consumo criados específicos para este tipo de análise.

“A gestão de carteira é uma etapa essencial da jornada de crédito e empresas de todos os setores têm uma oportunidade grande de ampliar sua receita potencial com os clientes que elas já têm dentro de casa. Nesse caso o estudo focou em ofertas de cartão de crédito, mas essa análise pode ser aplicada a qualquer tipo de carteira ou produto, ampliando assim o potencial e seus resultados de receita e estreitando o relacionamento com os clientes”, afirma Pedro Braga, diretor de Decison Analytics da Serasa Experian.

Segmentação: perfis de propensão

A análise traz, além de uma visão da carteira como um todo, uma classificação por níveis de perfil de oportunidade, possibilitando priorizar determinados perfis de cliente para as ofertas de crédito. O objetivo é identificar qual a melhor ação a ser tomada, cliente a cliente, aproveitando ao máximo a oportunidade de ampliar a concessão de crédito e consequentemente a rentabilidade, mas mantendo níveis de exposição e risco saudáveis. A avaliação é feita com a união dos dados de cada empresa e a expertise em inteligência analítica e dados específicos para este tipo de análise criados pela Serasa Experian.

“Criar esse tipo de clusterização baseada em inteligência analítica é importante para que as empresas tenham mais autonomia e velocidade na decisão, de acordo com o potencial de receita de cada camada e seu apetite a riscos, podendo mudar a estratégia de concessão a cada ação ou base analisada.”, explica Braga.

Fintechs e Meios de pagamento: potencial de oferta de crédito para clientes da carteira dessas empresas é de R$ 9 bilhões, segundo estudo da Serasa Experian
 

No estudo, é possível ainda observar os montantes por ordem de priorização, conforme os grupos elegíveis a oferta.

Considerando a primeira camada de clientes a ser priorizada, os “super qualificados”, o montante potencial total desse grupo é de cerca de R$ 3 bilhões na oferta de crédito. A média de limites de cartão de crédito sugerida como porta de entrada para esses clientes fica em torno de R$11.500,00.

Avançando nos grupos de priorização, sempre de forma cumulativa, a parcela intermediária une os grupos “super qualificados”, bem avaliados e com receptividade ao produto, o potencial atinge R$ 8 bilhões e com limite médio de cerca de R$ 6 mil reais.

“Apoiar a estratégia de crédito dos nossos clientes com inteligência analítica e em linha com seu apetite para riscos e oportunidades é nosso objetivo. O estudo mostra o potencial dessas carteiras de clientes e como é possível obter maior eficiência operacional, financeira, redução de exposição aos riscos e rentabilização pescando no próprio lago. Ampliar o consumo de produtos e serviços financeiros dos consumidores faz com que seu custo de aquisição seja reduzido. Além disso, amplia a rentabilização, que é uma das métricas aplicadas por esses players. Entender os hábitos de consumo e necessidades dos clientes é fundamental para atingir ambos os objetivos e é isso que a gestão de carteira traz”, finaliza Braga.

Metodologia

Os números são resultado de um estudo feito com base em resultados obtidos com a solução integrada Gestão de Clientes usando como ponto de partida cases de três empresas do setor de meios de pagamento/fintechs adeptas da plataforma.

A análise é feita por meio de uma avaliação estratégica e individualizada da base fornecida, unindo dados exclusivos e de mercado com a capacidade de inteligência analítica, possibilitando imprimir uma visão ampla do potencial de seus clientes por CPF e/ou CNPJ. Na solução é possível identificar o público com maior potencial de elegibilidade a produtos de crédito, tanto na visão de risco como de propensão, e um valor de limite é indicado de acordo com o comportamento financeiro do cliente no mercado. Outros segmentos como varejo e seguradoras, por exemplo, também já são adeptos da solução Gestão de Clientes.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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