- Pontualidade de pagamento na modalidade atingiu 80,7%
- Homens gastaram mais no cartão do que as mulheres
Um levantamento inédito da Serasa Experian - datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude - feito com base nas informações do Cadastro Positivo traz os dados sobre ticket médio e pontualidade de pagamento em relação ao cartão de crédito, considerando quebras como gênero, renda, região e idade.
Para essa linha de crédito, em um período analisado entre março de 2023 até março de 2024, o ticket médio atingiu seu segundo maior patamar do ano em março, no valor de R$ 1.416,58. Destaque também para o montante gasto em fevereiro de 2024, que atingiu o maior patamar, com um ticket médio de R$ 1.430,61.
Em termos de gênero, o ticket médio masculino foi maior que o feminino. Em março de 2024, os homens gastaram, em média, R$ 1.581,13 versus R$ 1.277,26. Esse padrão segue a mesma tendência na série histórica coletada.
Quanto maior a renda, maior o gasto no cartão. Na faixa acima de 10 salários-mínimos, o ticket médio foi de R$ 3.745,67, em março de 2024. Na faixa de dois a três salários, R$ 1.071,05 e R$ 417,51 até um salário-mínimo.
Olhando para as regiões do país, os tickets médios mais altos, em março de 2024, encontram-se, respectivamente, no Centro-Oeste e Sul com valores de R$ 1.556,80 e R$ 1.499,39. Já a região que apresenta o menor montante na fatura do cartão do crédito é o Norte com R$ 1.231,17.
A faixa etária com maior ticket é entre 36 e 50 anos, com um gasto médio de R$ 1.527,40, no período analisado. Já a de mais de 60 anos, apresentou o menor ticket com R$ 1.201,61. Na séria histórica, a faixa etária até 25 anos costuma ter o menor ticket médio.
Pontualidade de pagamentos
O Cadastro Positivo permite identificar a pontualidade de pagamentos dos brasileiros da sua fatura de cartão de crédito. De forma geral, a pontualidade ficou em 80,7% em março de 2024, Janeiro e fevereiro de 2024 obtiveram 80,9% e 81,2%, respectivamente.
“Com os dados do Cadastro Positivo, é possível termos acesso a mais informações e, com isso, entender de forma mais completa o comportamento do consumidor. Consequentemente, o risco de crédito pode ser mais bem avaliado por parte dos credores. Sabemos que o cartão de crédito é uma ferramenta importante para a população e para seu orçamento e ter informações sobre essa modalidade de crédito, como o ticket médio e pontualidade do pagamento, favorecem o sistema financeiro como um todo”, afirma Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Em relação ao gênero, as mulheres tiveram 80,6% de pontualidade enquanto os homens obtiveram 80,8%.
Quando falamos de renda, quanto maior, maior a pontualidade. Acima de dez salários-mínimos, o percentual das parcelas pagas foi de 92,2%, em março de 2024. Para quem ganha entre dois e três salários-mínimos, a pontualidade cai para 75,4% e 70% para a faixa de renda de até um salário, em março.
Olhando para as regiões do país, destacaram-se as regiões Sul e Sudeste, com 82% e 81,9%, respectivamente. A região Norte foi a que apresenta o menor percentual no quesito, com 76,3%.
O grupo acima de 60 anos apresentou o maior grau de pontualidade com 85,6%. Já os mais jovens, na faixa etária de até 25 anos tiveram menor taxa em março de 2024, com 61,1%.
Metodologia
Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.