Procura por atendimento online aumentou e empreendedores desenvolveram projetos que trazem mais segurança para paciente e profissional; cada uma das empresas recebeu R$ 25 mil para implementar ações
São Paulo, 04 de junho de 2021 – A pandemia de Covid-19 potencializou a necessidade de cuidados com a saúde mental e os profissionais da área relatam um aumento significativo na procura por atendimento. Para atender a demanda e garantir a segurança no período de distanciamento social, três empreendedores desenvolveram aplicativos e plataformas digitais para psicólogos e venceram o Desafio de Inovação da Serasa Experian. Cada um deles recebeu R$ 25 mil para investir nos projetos voltados para o bem-estar dos brasileiros, dois em São Paulo e uma em Minas Gerais.
Esta mudança do ambiente físico para o online foi necessária em diversos segmentos, uma vez que uma recente pesquisada Serasa Experian mostra que 73,4% dos empreendedores brasileiros tiveram que se adaptar às adversidades da pandemia e migraram seus negócios. “Diante do cenário inesperado causado pela pandemia, aqueles que trabalham com saúde mental especialmente tiveram que passar por um processo rápido de digitalização para continuarem com seus atendimentos. Mais do que uma oportunidade de negócio, as iniciativas ganhadoras mostram que é possível inovar trazendo um cuidado social importantíssimo para atender a demanda da sociedade nesse momento sensível que estamos vivendo”, comenta o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero.
Yuri Busin foi um deles: o psicólogo que atendia presencialmente e viu seu faturamento cair mais de 20% no início da pandemia. Foi então que decidiu deixar o sonho da clínica própria de lado para empreender no meio digital. Criou uma plataforma de atendimento que ia além da sala virtual para consulta: seu projeto contempla espaço para troca de mensagens entre paciente e psicólogo e atividades extras. Além disso, há o diferencial de uma área de troca e suporte entre os profissionais. “A nossa profissão é muito solitária, então quis elaborar uma plataforma que permitisse a interação entre os profissionais, além de fornecer treinamentos, supervisão e acompanhamento caso a caso de uma equipe liderada por mim”, comenta Busin. O piloto da plataforma já está em funcionamento e houve um crescimento de 50% nos atendimentos.
Outro projeto vencedor também pretende auxiliar os psicólogos. Carlos Costa, da C7 Negócios Digitais, desenvolveu uma plataforma que ajuda no agendamento e pagamento das consultas,