Programa faz parte da iniciativa global da Experian para beneficiar funcionários em casos de desastre natural, violência doméstica, despejo, acidente, crime violento, doenças ou perda do responsável pelo sustento da família
A Serasa Experian disponibiliza inúmeros programas de benefícios, saúde, bem-estar e amparo social a seus mais de 4.400 funcionários no Brasil. Um deles é o Experian Cares Fund, iniciativa global do Grupo Experian criada para ajudar colaboradores da empresa que estejam enfrentando problemas graves ou passando por situações extremas em suas vidas pessoais, por meio de uma doação financeira proveniente do fundo, que é mantido por contribuições dos próprios funcionários do grupo global.
O vice-presidente de Recursos Humanos da Serasa Experian, Flavio Balestrin, ressalta os diferenciais da iniciativa, que complementa outras formas de auxílio já concedidas pela empresa. “Existem momentos em que apoio financeiro é fundamental para proporcionar o bem-estar do funcionário e de sua família. Por isso, acreditamos que ter este recurso disponível para quem realmente precisa fortalece a confiança da relação com a empresa e entre os colaboradores, uma vez que o verdadeiro poder do fundo está na participação coletiva. Por isso também que, a cada doação, a Serasa Experian complementa com o mesmo valor”, diz.
Para contribuir ou ser auxiliado por essa iniciativa, que reforça o compromisso da companhia com o pilar de responsabilidade corporativa, todos os funcionários com contrato ativo no grupo são elegíveis. O fundo é gerenciado pela ONG americana Emergency Assistance Foundation (EAF), especializada em gestão de fundos emergenciais. O valor mínimo para prestar apoio é de R$ 10,00. Aos apoiados pelo programa, que poderão contar com o altruísmo de seus colegas de trabalho, os valores de auxílio variam entre 200 e 3.000 dólares, que dispensam pagamento de impostos e cairão na conta corrente do solicitante já convertidos em real.
O auxílio é solicitado de forma confidencial e seu requerimento consiste em preencher um formulário no site específico do fundo para explicar o motivo e anexar as evidências do ocorrido. Após o envio, já que a Experian também não tem envolvimento decisório no processo, a ONG realiza uma avaliação que aprova ou recusa a solicitação, entrando em contato por e-mail para informar ao solicitante a decisão. Quando o pedido é aprovado, o solicitante recebe a quantia e não precisa devolvê-la posteriormente, com a carência de um ano para requerer o auxílio mais de duas vezes.