28 de ago 2023
Barreiras de entrada para trabalhar com tecnologia são maiores para mulheres e pessoas de baixa renda, revela pesquisa da Serasa Experian
Desconhecimento é um dos principais motivos para o gap de profissionais
Dentre aqueles que não atuam no setor de tecnologia, somente 37% alegam que já pensaram na possibilidade de atuar e apenas 24% responderam que pretendem ser profissionais da área. No cenário por gênero, é possível observar que só 20% das mulheres que não trabalham no segmento têm vontade de trabalhar. Entre os principais motivos pelos quais as pessoas não desejam entrar para mercado de Tecnologia estão desconhecimento e falta de interesse pelo setor. De acordo com os dados do estudo, 48% dos respondentes dizem não conhecer nada sobre tecnologia ou não se interessam pelo tema. Nas classes de renda mais baixa, o percentual chega a 52%. “Percebemos que a questão financeira contribui para o afastamento das minorias do setor de tecnologia, mas vemos também que a desmistificação desse mercado de trabalho ainda é um grande ponto a ser resolvido. Como alguém pode se interessar por aquilo que não conhece? Como pessoas em situação de vulnerabilidade podem procurar informações sobre o tema se, muitas vezes, não sabem como atuar dentro dele?”, questiona o head de sustentabilidade da Serasa Experian. Os desafios apontados pelos entrevistados que não se identificam com a área ou que têm dificuldade de capacitação são diversos, mas a maioria deles diz respeito à falta de habilidades, capacidades e experiências com a tecnologia, além da falta de recursos de ensino e da dificuldade de aprender, que estão diretamente relacionados. Alguns também apontaram o fato de que já atuam em outro setor no mercado de trabalho e, portanto, não viam como fazer uma transição de carreira. Ainda segundo o executivo, a maior parte desses desafios podem ser solucionados por meio de programas de incentivo ao estudo e do apoio ao ingresso nesse mercado de trabalho. “O contato com a informação e com as possíveis profissões e oportunidades do setor deve ser incentivado. É preciso apresentar todas as possibilidades de atuação no campo tecnológico para que elas possam se encontrar, entendendo assim, que é possível obter sucesso profissional e que são capazes de alcançá-lo”, explica.A importância dos cursos gratuitos para inclusão de minorias na tecnologia
De acordo com o levantamento, foi possível concluir que a oferta de cursos públicos e projetos gratuitos tem um papel importante na sociedade, ajudando a fomentar a participação e inclusão das minorias no setor de TI e Informática. Metade dos entrevistados já realizaram cursos livres e técnicos online e entendem que são portas de entrada para o mercado de trabalho da tecnologia. A pesquisa também mostrou que os cursos na modalidade remota são mais aproveitados pelas classes de menor renda, enquanto as universidades ainda têm maior penetração pelas classes mais altas. 38% dos respondentes que já fizeram cursos relacionados ao setor alegam que realizaram os estudos de forma gratuita, entre eles, 48% pertencem às classes mais baixas, 45% são negros e 43% fazem parte do grupo LGBTQIA+. Além disso, entre os entrevistados que nunca fizeram cursos sobre tecnologia, 46% almejam iniciar os estudos nos próximos 6 meses. “A relevância de projetos de inclusão para áreas de tecnologia é muito clara. Programas que conectam grupos vulneráveis com esse tipo de experiência são capazes de criar sonhos e mudar vidas, mostrando novos caminhos possíveis e encorajando as pessoas a trilhá-los. Precisamos de um mercado diverso para continuar obtendo novas ideias e descobrindo novos talentos. Por isso, a Serasa Experian desenvolveu o programa Transforme-se, que atua com PCDs, jovens em situação de vulnerabilidade e mulheres para viabilizar a entrada deles no mercado de trabalho. É extremamente gratificante para nós contribuir com um futuro melhor e mais inclusivo para tantos brasileiros”, finaliza Paulo Gomes.Transforme-se, um projeto de inclusão da Serasa Experian
A Serasa Experian, em parceria com a Gerando Falcões, está disponibilizando 316 bolsas de estudos 100% gratuitas para jovens de baixa renda que tenham entre 18 e 29 anos e que queiram ingressar no mercado de tecnologia e dados. As inscrições vão até o dia 15 de setembro, com vagas destinadas exclusivamente para residentes de favelas da idade indicada, que cursem ou tenham completado o Ensino Médio em instituição pública ou em particular sendo bolsista. Nessa rodada do projeto, três regiões serão contempladas: a cidade de Belém, no Pará, receberá 100 bolsas de ensino, em Fortaleza, no Ceará, serão oferecidas 96 bolsas e na região de Florianópolis, em Santa Catarina, 120. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.serasaexperian.com.br/transformese e, aqueles que participarem do programa terão ajuda de custo de R$ 500 mensais.Como o Transforme-se vai funcionar?
- Bolsa 100% gratuitas para estudar com a metodologia Senac.
- Carga horária: até 260 horas, de 1 a 6 meses de aulas presenciais (a depender da localidade) no período da tarde ou noite.
- No Pará, será ministrado na cidade de Belém, no Senac – Rua Aristides Lobo, 1058. Bairro: Reduto. (Esquina com Rua Benjamin Constant) - CEP: 66017-010.
- No Ceará, será ministrado na cidade de Fortaleza, no Senac – Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro - Fortaleza – CE – CEP: 60015-000.
- Em Santa Catarina, será ministrado na cidade de Florianópolis, no Senac – Rua Silva Jardim, 360 - Centro - CEP: 88020-200.
- O primeiro módulo vai abordar temáticas sobre Informática Básica e Lógica de Programação com 60h de duração. O segundo terá como foco a Programação de Sistemas, com 200h de duração.
- Mentoria com profissionais da Serasa Experian.
- Bolsa-auxílio para estudantes de até R$ 500 por mês.
- Acompanhamento social e pedagógico individualizado.
- Serão 316 bolsas no total, sendo 120 para Santa Catarina, 96 para o Ceará e 100 para o Pará. As inscrições ficarão abertas até o dia 15 de setembro e as aulas têm início em 23 de outubro.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre fevereiro e março de 2023 com uma amostra representativa da população brasileira. Sua produção foi feita a partir de um questionário estruturado online de autoaplicação com cerca de 3 mil casos representando homens e mulheres acima de 18 anos de todas as classes sociais e regiões do país e com interesse na área de tecnologia. A margem de erro foi de 2 pp considerando um intervalo de confiança de 95%.Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.brExperian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de inovação para as últimas notícias sobre a empresa.
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.