• Volume representa alta de 7% em comparação com o mesmo período de 2023;
  • Média foi de uma ocorrência a cada 2,6 segundos no Brasil.

O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, registrou em agosto o segundo maior número de ocorrências evitadas até agora, graças às suas tecnologias antifraudes. O valor representa alta de 7,7% em comparação ao mesmo período de 2023 e a frequência mensal foi de uma ocorrência a cada 2,6 segundos em todo o país. Veja o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico a seguir:

Gráfico da Serasa Experian com dados sobre a quantidade de tentativas de fraude atualizado em agosto de 2024
 

O Indicador ainda destaca que, em agosto, 55,4% das tentativas de fraudes evitadas foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais; 31,8% por padrões fraudulentos ligados à autenticidade de documentos e validação biométrica e 12,7% pelos comportamentos suspeitos em dispositivos, como associações anteriores com fraudes.

“O aumento das tentativas de fraudes evitadas em julho e agosto mostra que, apesar da adaptação dos criminosos às novas tecnologias, as camadas de proteção adotadas pelas empresas têm sido eficazes na identificação e prevenção dessas ocorrências. Isso destaca que há mais segurança sendo levada aos consumidores que, por sua vez, ao aumentarem a conscientização sobre medidas cautelares para evitarem ser vítimas das diligências, também auxiliam cada vez mais no combate aos golpes", avalia o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Na visão por setores das fraudes evitadas, “Bancos e Cartões” seguiu sendo o segmento em que houve mais registros em agosto (53,4%) e “Varejo” o segmento com a menor recorrência (2,6%). Em relação às idades, a maior incidência das tentativas de fraude em agosto aconteceu entre os cidadãos de 36 a 50 anos (33,2%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária:

Tabelas da Serasa Experian com dados sobre a quantidade de tentativas de fraude divididos por segmento e idade atualizado em agosto de 2024
 

Sudeste e Sul lideram tentativas de fraudes

Em agosto, as Unidades Federativas (UFs) que tiveram a maior concentração de tentativas de fraude foram a Sul e a Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que Mato Grosso segue tendo o maior percentual (10,8%) e Amazonas com o menor (3,9%). Veja a seguir o gráfico com as quantidades de ocorrências estaduais evitadas e a tabela com a variação anual:

Gráfico da Serasa Experian com dados sobre a quantidade de tentativas de fraude dividido por UF e atualizado em agosto de 2024
 

Tabela da Serasa Experian com a variação anual de tentativas de fraude dividido por UF e atualizado em agosto de 2024

Tentativas a cada milhão de habitantes

Em agosto, o Indicador também trouxe a visão de que ocorreram 4.888 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por MT, SP, SC, PR e MS. Confira a lista completa com os números a seguir:

Gráfico da Serasa Experian com dados sobre tentativas de fraude com a quantidade de milhões de habitantes divididos por UF e atualizado em agosto de 2024
 

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores:

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas:

  • Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa;
  • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança;
  • Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.