• Volume representa aumento de 5,9% em comparação com o mesmo período de 2023;
  • Análise do Indicador de Tentativas de Fraude da Datatech foi atualizado e considera toda a jornada do usuário final, incluindo dados e insights da solução de inteligência de dispositivos.

Em abril de 2024, 849.634 tentativas de fraude foram evitadas por camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança, em que 64,2% foram identificadas inconsistências nos dados cadastrais proporcionados; em 29,7% foram detectados padrões fraudulentos associados a veracidade dos documentos e a validação biométrica dos clientes e em 6,0% foram identificados comportamentos suspeitos nos dispositivos como ser associados a fraude previamente. Essas checagens são realizadas durante toda a jornada do usuário, ou seja, desde abertura de contas em canais digitais, acessos a essas contas e transações. O detalhamento por etapas do Indicador de Tentativas de Fraude faz parte da atualização da metodologia realizada pela Serasa Experian a partir de abril de 2024. Veja o levantamento dos últimos 12 meses:

"Implementar uma estratégia de prevenção à fraude em camadas é essencial para proteger a integridade e a segurança das operações, pois cada uma adiciona uma barreira adicional contra atividades fraudulentas, tornando mais difícil para os fraudadores explorarem vulnerabilidades. Além disso, essa abordagem em camadas permite uma detecção e resposta mais rápidas a possíveis ameaças, minimizando os impactos financeiros e reputacionais. Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica", explica o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

“Bancos e Cartões” foi o setor em que as fraudes mais ocorreram (48,5%) e “Telefonia” o segmento com menor recorrência (1,8%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em abril (35,5%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária:

Sul e Sudeste na mira dos fraudadores 

Em abril, os estados que mais concentraram as tentativas de fraude de identidade e dispositivo foram do Sul e Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve aumento em todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com o maior (12,3%) e Espírito Santo com o menor (2,4%). Veja a seguir o gráfico com as quantidades de ocorrências estaduais evitadas e a tabela com a variação anual:

Tentativas a cada milhão de habitantes

O indicador também trouxe a análise de 3.909 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por MT, SC, PR e SP. Confira a lista completa com os números a seguir:

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores:  

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas: 

  • Invista em métodos de prevenção à fraude em camadas para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa. Adicione barreiras adicionais contra atividades fraudulentas, tornando mais difícil para os fraudadores explorarem vulnerabilidades. Permita uma detecção e resposta mais rápidas a possíveis ameaças, minimizando os impactos financeiros e reputacionais. Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
  • Faça a análise de compras: invista em camadas preventivas antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.