Volume representa queda de 4,2% em comparação com o mesmo período de 2023 e o segundo menor valor deste ano;
Dados apontam, no entanto, que há uma tentativa de fraude a cada 3,2 segundos;
Análise do Indicador de Tentativas de Fraude da Datatech foi atualizado e considera toda a jornada do usuário final, incluindo dados e insights da solução de inteligência de dispositivos.
Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostram que, em maio deste ano, as camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança evitaram mais de 826 mil tentativas de fraude. Os dados revelam uma queda de 4,2% em relação ao mesmo período de 2023, mas a frequência mensal indicou que ocorreu uma diligência a cada 3,2 segundos. Do total, 69,4% das ocorrências foram detectadas por meio de inconsistências nos dados cadastrais proporcionados; em 24,4% foram indicados padrões fraudulentos associados à veracidade dos documentos e à validação biométrica dos clientes e em 6,2% foram identificados comportamentos suspeitos nos dispositivos, como por exemplo serem associados à fraude previamente.
Veja o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico abaixo:
Para o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, as tecnologias de prevenção à fraude são fundamentais para proteger clientes e instituições de golpistas. “Essas soluções permitem que as instituições se adaptem rapidamente às novas ameaças. Com a evolução constante das técnicas de fraude, é crucial que as medidas de segurança sejam dinâmicas e capazes de responder a novos desafios. Do lado do cliente, garantem que suas transações estejam sempre seguras. Isso não só aumenta a confiança dos consumidores, mas também fortalece a relação entre eles e as instituições “, explica.
A exemplo dos outros meses, “Bancos e Cartões” foi o setor em que houve mais registro de fraudes (54,1%) e “Telefonia” o segmento com menor recorrência (1,8%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em maio (35,5%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária:
Sul e Sudeste na mira dos fraudadores
Os estados do Sul e Sudeste continuam com a maior concentração de tentativas de fraude. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve queda em praticamente todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com a maior diminuição (-12,3%).