Prejuízo de R$ 19,4 bilhões com fraudes foi evitado no primeiro semestre, revela Serasa Experian
Segundo um estudo inédito da Serasa Experian, foram registradas 3,472 milhões de tentativas de fraudes no primeiro semestre de 2023 no Brasil, uma a cada 4,5 segundos. Caso fossem efetivadas, poderiam ter gerado um prejuízo financeiro de até R$ 19,4 bilhões para as instituições financeiras. Devido à gravidade do tema e para aumentar ainda mais a segurança de consumidores e empresas, o Banco Central do Brasil (BACEN) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) publicaram a Resolução Conjunta nº 6, que prevê o compartilhamento de marcações de fraude entre entidades reguladas, a fim de aumentar a camada de identificação de operações fraudulentas, avaliar padrões e inibir as tentativas de novos golpes.
Diante da nova norma, a Serasa Experian lança o “Fraude Data Hub”, um ecossistema que ajuda as instituições envolvidas a terem uma plataforma segura e eficiente para reportar e consultar perfis envolvidos em situações de fraude. “Queremos contribuir para um mundo online mais seguro, com a menor incidência de fraudes possível. Por isso, criamos uma oferta inédita no mercado para que todas as instituições reguladas pelo BACEN consigam cumprir a nova resolução, sem a necessidade de investir grandes quantidades de dinheiro nisso. Entendemos que é nosso papel como datatech auxiliar o mercado nessa transição”, comenta Caio Rocha, Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian.
Há pelo menos oito anos dedicada em construir, para empresas e consumidores, ambientes seguros e protegidos contra ação de fraudadores, a Serasa Experian atende à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) 13.709/18 e promove a segurança e privacidade das informações compartilhadas entre as instituições – algo exigido pela nova normativa. A Datatech também adequou seus sistemas para atender a todos os requisitos da nova Resolução Conjunta, tais como o armazenamento dos dados em uma tecnologia em nuvem e o retorno sobre os eventos de fraude compartilhados pelas instituições – algo que vem para somar à tecnologia já presente na organização para processar grandes volumetrias. Nessa adequação, foram envolvidos os times de tecnologia, governança, produtos e jurídico, que estão dedicados para atender a qualquer atualização ou adaptações solicitadas pelo BACEN e CMN.
“As consultas ao ecossistema Fraude Data Hub da Serasa Experian se dão por meio de API, que consistem em um conjunto de padrões que criam uma interface segura e permitem a resposta em milissegundos sobre a presença ou não da informação de fraude dentro da base de inconsistências de dados. O acesso poderá ser realizado pelas instituições via plataforma virtual com todas as medidas de segurança necessárias”, explica Rocha.
Golpistas se atualizam no digital
Na última década, o avanço da tecnologia também tornou os golpistas mais experientes e bem-preparados para burlar sistemas de segurança e inovar em modelos de fraude. Além disso, eles estão cada vez mais velozes: se há 10 anos a recorrência era de 1 tentativa a cada 12 segundos, hoje, registramos um ataque a cada 4,5 segundos.
Como as empresas podem evitar fraudes
Para evitar fraudes de identidade em ambientes digitais, as empresas precisam realizar a autenticação contínua, combinando camadas de proteção em todas as etapas da jornada para garantir que os consumidores são quem dizem ser. Confira algumas dicas da Serasa Experian:
- Tenha uma estratégia de autenticação e prevenção à fraude que não interfira na experiência do cliente, deixando os processos ágeis, seguros e sem atrito;
- Alertar os clientes sobre os golpes comuns do segmento;
- Contar com plataformas de pagamento online;
- Analisar compras mais caras;
- Verificar cadastros para evitar uso indevido de dados de terceiros;
- Consultar o perfil dos clientes;
- Contar com soluções que acompanhem a evolução dos golpes, mantendo o consumidor no centro de tudo no processo de prevenção à fraude e combinando tecnologia, dados e inteligência;
“Fraudômetro”, o contador de tentativas de golpes em tempo real
Para chamar a atenção sobre o volume de golpes no Brasil, a Serasa Experian lançou o “Fraudômetro”, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude em tempo real. Disponível em http://www.fraudometro.com.br, o dispositivo contempla o volume de tentativas de fraudes registradas pela Companhia desde janeiro de 2023 e, além de incluir as tentativas de fraude de identidade, também considera documentoscopia (que é a análise de documentos de identificação), biometria facial, Face match (comparação entre uma selfie com a face do documento) e base cadastral (que avalia a divergência entre os dados de um documento e dos enviados com bases cadastrais). Até julho deste ano, o contador já ultrapassou a marca de 3,7 milhões de ocorrências.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
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