Prevenção à Fraude

19 de ago 2022

Pessoas entre 36 e 50 anos são os principais alvos de golpistas, aponta pesquisa da Serasa Experian

Indicador aponta que houve uma tentativa de fraude a cada 8 segundos Uma pesquisa recente realizada pela Serasa Experian revela que a atuação dos fraudadores tem atingido principalmente o grupo com a faixa etária de 36 a 50 anos. O estudo analisa números de utilização indevida de identidade, como abertura de contas e até mesmo emissão de cartões. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraudes, só no mês de junho de 2022, foram 322.219 tentativas de fraude em todo o território nacional, sendo que 36% das ações dos golpistas atingem esse público. O estudo aponta que 27,5% das investidas atingem as pessoas de 26 até 35 anos. Os consumidores de 51 a 60 anos representam uma fatia de 14% dos ataques. Já o público até 25 anos sofre 11,6% das tentativas, número muito próximo ao das pessoas acima de 60 anos que sofreram 11% de todas as iniciativas. O número total representa uma tentativa de golpe a cada 8 segundos. De acordo com o Gerente Executivo de Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rafael Garcia, a maior atuação dentro de uma determinada faixa etária se justifica pelo padrão de consumo. “O público de 36 a 50 anos é o que realiza mais transações e é o mais ativo economicamente. Independentemente da idade, todos podem ser alvo, por isso é tão importante que haja cuidado com o compartilhamento de dados e na hora de realizar transações.” A pesquisa também aponta que a região Sudeste sofreu mais da metade das tentativas de fraude: 52,2%. No Nordeste, as investidas representam 17,6% do total. Já no Sul, os fraudadores cometeram 15,2% dos golpes. Centro-Oeste ficou com a penúltima posição, com 8,9% dos casos, seguido pelo Norte, onde foram registradas 6,1% das tentativas. Quando analisados os segmentos, o que apresentou o maior número de tentativas de golpe foi o de Bancos e Cartões, com 57,1%. Em segundo lugar, está o setor das Financeiras, com 16,7%. No setor de Serviços, aconteceram 12,9% dos casos. No Varejo aconteceram 10,5% das ações dos criminosos. Uma fatia de 3% das tentativas de fraude ocorreu no setor de Telefonia. Metodologia O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude,

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato