- Datatech analisou mais de 2,8 milhões de transações em outubro de 2024 e apenas 0,2% delas apresentaram algum tipo de indício de fraude;
- O documento apresentou risco de golpe de apenas 0,08%, contra 3,8% do RG e da CNH
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem demonstrado eficácia na redução do risco de fraudes de identidade. Um levantamento realizado pela Serasa Experian, primeira maior datatech do Brasil, analisou, em outubro de 2024, mais de 2,8 milhões de transações financeiras que utilizaram a CIN e constatou que apenas 0,2% delas apresentaram indícios de fraude, representando apenas 0,08% de risco de fraude com o documento, um número significativamente mais baixo do que outros documentos de identificação, como o RG e a CNH, que apresentam uma taxa de fraude de aproximadamente 3,8%.
O estudo também trouxe à tona que, dentre os riscos associados ao uso da CIN, 38,68% estão relacionados a adulterações no documento. Outras fraudes identificadas incluem 8,9% de casos de sobreposição de foto e 8,44% de uso de documentos de terceiros, possivelmente originados de furtos ou roubos de identidade.
A CIN, que é uma versão mais moderna e padronizada do RG, utiliza novos elementos de segurança, como o QR Code, e passou a ser vinculada ao CPF do cidadão, garantindo que o número de identificação seja o mesmo em qualquer estado do Brasil, o que reduz as possibilidades de emissão de documentos falsificados.
De acordo com o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, este vínculo dificulta a fraude. “Antes, a pessoa podia emitir um RG por estado, agora, como número do CPF passa a ser utilizado para a emissão da CIN, isso acaba, o que significa que o cidadão continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado, evitando, assim, o risco de documentos falsos", explica.
Em relação aos 38,68% de adulterações no documento, o estudo revelou que as fraudes se manifestam de duas formas principais: a adulteração de documentos válidos, com a sobreposição de fotos (seja manualmente ou com o uso de Inteligência Artificial), e a criação de documentos falsificados, que contêm dados verídicos de vítimas, como nome, CPF, data de nascimento e filiação, mas com a foto do fraudador.
Caio Rocha explica que, em casos de adulteração, os fraudadores assumem a identidade da vítima. “Com a adulteração do documento, acontece o que chamamos de ‘furto’ ou ‘roubo de identidade’, situação em que o golpista consegue utilizar a tecnologia para "assumir" a identidade da vítima, se passando por ela, para, por exemplo, obter crédito em seu nome. Esse tipo de crime pode acarretar a negativação indevida e problemas legais para a vítima sem que ela tenha consciência do uso de seus dados. Os fraudadores são bem criativos e acompanham as inovações tecnológicas. Não se trata de novos tipos de fraudes, eles apenas as adaptam e evoluem com variação de uso de dado e novas tecnologias", completa.
De acordo com o executivo, é fundamental que novas soluções de segurança, mais robustas, como a biometria e um banco nacional de dados biométricos, aliados a um número único de identificação, como o CPF, podem garantir ainda mais proteção para as pessoas.
“A tecnologia dificulta os golpes, mas os fraudadores também a utilizam para se tornarem ainda mais criativos e escaláveis. Continuaremos monitorando e investindo em tecnologia, dados e Inteligência para tornarmos o mercado mais seguro", finaliza.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
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Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
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