Serasa Experian dá dicas para negócios e consumidores aproveitarem o período festivo sem perdas financeiras

Durante os cinco dias de Carnaval, de 1º a 5 de março, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, estima a ocorrência de 182.154 tentativas de fraude envolvendo documentos, informações pessoais e dispositivos móveis. Caso sejam bem-sucedidas, essas diligências poderiam gerar um prejuízo de R$ 1.019.699.175,48 para consumidores e empresas. O período festivo, marcado pelo alto volume de transações, é um dos mais críticos para golpes, tornando essencial a adoção de medidas preventivas mais rigorosas.

“Em períodos de grande movimentação econômica, como o Carnaval, criminosos aproveitam o aumento das transações para aplicar diversos tipos de golpes. Com a digitalização dos pagamentos e a popularização das carteiras digitais, as tentativas de fraude vêm crescendo significativamente. Tanto consumidores quanto empresas devem redobrar a atenção para evitar prejuízos financeiros. A melhor defesa contra esses crimes é adotar práticas seguras e manter-se informado. Com tecnologias de segurança e conscientização, é possível minimizar esses impactos negativos durante a folia”, alerta o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Caio Rocha.

De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude, divulgado mensalmente pela datatech, foi registrada uma tentativa de golpe a cada 2,4 segundos em março de 2024. O mês também foi o primeiro do ano a superar 1 milhão de tentativas de fraude, evidenciando a intensificação da atividade criminosa no período.

Veja algumas dicas essenciais para consumidores:

  • Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam bem guardados e seguros, com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Tomar cuidado com cartões em compras presenciais, evitando a troca ao realizar pagamentos em bares, restaurantes e ambulantes;
  • Sempre conferir o cartão após a transação e proteja a senha ao digitá-la;
  • Manter a segurança do celular com biometria e autenticação em duas etapas;
  • Verificar a reputação de lojas e sites antes de realizar quaisquer compras, e fornecer suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Desconfiar de ofertas com descontos muito altos ou que exigem pagamentos antecipados;
  • Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS;
  • Não emprestar ou vender seus dados;
  • Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois, o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência;
  • Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
  • Utilizar apenas formas de pagamento seguras e ativar autenticação em duas etapas sempre que possível.

Para as empresas, as recomendações são:  

  • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente, investir em tecnologias de prevenção à fraude em camadas para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa;
  • Garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Entender profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
  • Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.

Metodologia

A Serasa Experian estimou o risco das fraudes no Carnaval de 2025 a partir dos dados do mesmo período de 2024, quando ocorreu uma tentativa de fraude a cada 2,4 segundos.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.