• Os dados são do Device Fraud Scan, estudo anual da companhia que analisa a tendência de fraudes em transações via navegador e aplicativos;
  • Roubo de contas foi o tipo de fraude mais incidente (60%).

O AllowMe, integrado à Serasa Experian, identificou que em 2023 foram detectadas mais de 700 mil transações possivelmente fraudulentas por meio das soluções antifraude de inteligência de dispositivos da empresa, das quais 9 em cada 10 foram realizadas por meio de aplicativos (87,2%). O restante das fraudes ocorreu por meio de navegadores (12,8%) de internet. Os dados fazem parte do “Device Fraud Scan 2024”, um estudo anual da companhia que traz análises sobre tendência de fraudes em transações via dispositivos web e mobile, lançado no Congresso Febraban (7 e 8 de maio), e disponível para download no QR Code abaixo:

Imagem de QR Code para acessar o estudo Device Fraud Scan feito pela Serasa Experian em Maio 2024
 

Fraudes na Jornada do Usuário

A “jornada do usuário” é um termo que designa cada etapa do fluxo de interação do consumidor dentro de um aplicativo ou site, desde a criação de uma conta ou login até a efetivação de uma transação, como uma compra ou transferência bancária. O Device Fraud Scan mostrou que, do total de possíveis fraudes identificadas por meio de soluções antifraude de inteligência de dispositivos, em 2023, 32,51% aconteceram na fase do cadastro, 61,24% no login e 6,25% na transação.

Imagem que mostra a jornada do usuário, do onboarding à transação, e os momentos que acontecem as fraudes
 

Tipos de fraude: 6 em cada 10 fraudes foram roubo de contas em 2023

Ainda segundo o Device Fraud Scan, em relação ao tipo de fraudes em 2023, ocorridas por dispositivos, 60% foram relacionadas ao roubo de contas. A modalidade consiste na apropriação da conta, não só para transações financeiras no caso de bancos, mas também outras atividades como o uso impróprio de redes sociais, aplicativos de transporte, apps de delivery, e-commerces, avaliações, solicitações de reembolsos de planos de saúde, entre outros. Considerando a jornada do usuário, os roubos de conta são identificados no momento de login, troca ou reset de senha e até na troca de dispositivo.

“Trata-se de algo tão valioso a ponto de contas roubadas serem negociadas na deep web. Os fraudadores atuam por meio de campanhas de phishing, golpes de engenharia social, SIM Swap, uso de dados vazados e ataques massivos, com o uso de bots automatizados”, explica o Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Gustavo Monteiro.

Comportamento dos criminosos: dias e períodos preferidos para praticar fraudes

O Device Fraud Scan mostrou que, em 2023, as tentativas de fraude identificadas por soluções de inteligência de dispositivos da Serasa Experian aconteceram em sua maior parte nos dias úteis e 64% das ocorrências aconteceram em horário comercial “Os fraudadores preferem atuar em intervalos comuns, quando os usuários legítimos mais transacionam e fazem compras on-line”, explica Gustavo Monteiro. Veja, no gráfico abaixo, a representatividade por período do dia:

Gráfico com dados sobre os dias da semana em que as fraudes acontecem
Gráfico com os períodos do dia em que as fraudes acontecem
 


Serasa Experian

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em http://www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.