Datatech estima que cerca de 217 mil ocorrências sejam mitigadas na semana da data comemorativa
No próximo domingo, dia 11 de agosto, é celebrado o Dia dos Pais, uma das datas mais importantes para o comércio, mas também uma das que mais atrai a atenção de golpistas. Prova disso é que o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian aponta que, durante esta semana (5 a 9 de agosto), mais de 217 mil fraudes podem ser evitadas com tecnologias de ponta que envolvem Verificação Cadastral, Biométrica, de Dispositivos e Documentoscopia. Se efetivadas, elas poderiam causar mais de R$ 1 bilhão em perdas financeiras para empresas e consumidores.
Se considerarmos apenas o final de semana da data (10 e 11 de agosto), a estimativa é que sejam detectadas mais de 93 mil ocorrências fraudulentas, podendo gerar prejuízos de mais de R$ 520 milhões. De acordo com Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, períodos de compras sazonais como esse, atraem criminosos especializados em golpes que utilizam links de promoção de produtos.
“O consumidor precisa ficar atento a ofertas muito atrativas, muitas vezes falsas, e que podem acabar em golpes. O mais comum é o roubo de informações pessoais, que podem ser utilizados indevidamente para pedidos de empréstimos, de cartão de crédito ou, ainda, aberturas ou roubo de contas em instituições financeiras. Em posse de informações pessoais, como CPF, RG, e-mail, fotos, entre outras, os golpistas podem ter acesso a contas bancárias e fazer transações em benefício próprio e a vítima, muitas vezes, só descobre quando o prejuízo já foi causado e seu nome está negativado”.
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
O executivo reforça, ainda, que “a tecnologia e a educação digital são essenciais para que os consumidores saibam reconhecer ações que visam o roubo de dados, para se proteger. Essa abordagem dupla não só protege informações pessoais, mas também contribui para uma cultura geral de segurança digital que beneficia toda a sociedade”. Confira, a seguir, dicas para consumidores e empresas se protegerem:
Consumidores:
- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
- Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
- Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
- Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação seja garantida, com o mínimo de atrito possível em sua experiência. Nesse sentido, a Serasa Experian tem soluções modulares inteligentes que possibilitam oferecer uma experiência segura ao cliente final. Com combinação de big data, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem blindar seus negócios contra fraudes mantendo a melhor experiência para seu usuário;
- Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;
- Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é uma estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;
- Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.
“Fraudômetro”: mais de 4,9 milhões de tentativas de fraude no primeiro semestre de 2024
O “Fraudômetro” é a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude do país. Ele contempla uma projeção do volume de investidas fraudulentas malsucedidas registradas pela companhia desde o começo do ano até o momento atual. Entre janeiro e junho de 2024, segundo o contador da Datatech, a estimativa é que tenham ocorrido mais de 4,9 milhões de ocorrências criminosas contra empresas e consumidores, evitadas graças a camadas de proteção de empresas que contam com soluções antifraude da Serasa Experian.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.