Além do Distrito Federal, outros Estados estão com resultados acima da média nacional, que marcou 1.382 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes. Veja dicas dos especialistas para se proteger
Segundo estudo inédito da Serasa Experian, a população do Distrito Federal sofreu 7.302 tentativas de fraude de identidade em outubro deste ano. Com isso, o DF lidera o ranking do país com 2.326 tentativas a cada um milhão de habitantes. No mesmo sentido, São Paulo, que teve o maior número de tentativas em outubro (91.666), aparece em 2º lugar, com 1.947 tentativas a cada um milhão de habitantes. Além do Distrito Federal e São Paulo, outros sete Estados estão com resultados acima da média nacional, que marcou 1.382 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes. Veja na tabela abaixo as informações completas:
“Os golpistas estão direcionando suas ações para os Estados que possuem a maior renda per capita na tentativa de gerar mais lucro com as fraudes aplicadas, o que ocasiona um enorme prejuízo financeiro para as empresas e seus clientes”, diz o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Mais de 3,3 milhões de tentativas de fraude em dez meses no Brasil
No acumulado deste ano – janeiro a outubro – o Brasil já sofreu com mais de 3,3 milhões de tentativas de fraude de identidade, o que representa uma a cada 8 segundos. “É um resultado alarmante e ainda é preciso considerar que essa época de fim de ano costuma ser um período em que o golpista intensifica suas ações. Por isso, o consumidor precisa ter atenção com seus dados pessoais e as empresas devem investir em soluções de autenticação e prevenção à fraude, além de conscientizar seus clientes divulgando informações seguras”, reforça Caio Rocha.
Ainda na visão do acumulado do ano, as tentativas de fraudes relacionadas com o segmento de Bancos e Cartões lidera com 1,9 milhão. Em segundo lugar, estão as Financeiras, com 581 mil tentativas, seguido pelo setor de serviços, com 518 mil. Varejo aparece em quarto lugar, com 272 mil pessoas que foram alvo e Telefonia em último lugar, com 82 mil.
Na visão por idade, a população com idade entre 36 e 50 anos foi a que mais sofreu, com 1,2 milhão. Em segundo lugar, estão os consumidores de 26 a 35 anos, que sofreram com 920 mil tentativas.