Alvo favorito dos fraudadores são pessoas entre 36 e 50 anos. Dados fazem parte do Fraudômetro, que contabilizou mais de 7,4 milhões de tentativas de fraude entre janeiro e setembro
Estima-se que tenham sido evitadas no Brasil, nos primeiros nove meses do ano, perdas de R$ 41,4 bilhões pelas empresas e consumidores, graças às ferramentas de autenticação e prevenção a fraudes. Os dados são do
Fraudômetro, primeiro contador em tempo real de tentativas de fraude criado pela Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. O montante seria o resultado de mais de 7,4 milhões de ocorrências malsucedidas registradas no mesmo período, uma a cada três segundos.
Na página do Fraudômetro, disponível em
www.serasaexperian.com.br/fraudometro, além da novidade de registro das perdas financeiras evitadas, foram lançadas hoje novas funcionalidades: agora, o usuário também pode saber as tentativas de fraude por Unidade Federativa (UF), por idade dos consumidores vítimas, por segmento de atuação e por período. Segundo o a ferramenta, a faixa etária que é o alvo favorito dos criminosos é entre 36 e 50 anos (35,8%).
“Informação é a primeira ferramenta para a prevenção das fraudes. Foi dessa premissa a ideia de lançarmos o Fraudômetro: para trazer mais ciência a empresas e consumidores sobre o avanço dessas tentativas no país. Ademais, a cada minuto, os criminosos estão em busca de lucrar por meio de golpes. Embora não exista uma solução que represente a ‘bala de prata’ na prevenção às fraudes, há formas de ganhar eficiência nessa tarefa. A Serasa Experian, por exemplo, desenvolveu um sistema que trabalha de ponta a ponta, com diversas camadas de proteção que podem ser combinadas para autenticar um usuário, a partir de cinco capacidades diferentes. Dessa forma, de fato, as empresas conseguem exercer o seu papel de saber quem é quem em seus ambientes e proteger tanto os seus negócios quanto o consumidor”, declara o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Para oferecer essa informação do Fraudômetro, a Serasa Experian considera o total de consultas mensais em sua base e a estimativa de risco de fraude obtida com a aplicação de modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela empresa. Além disso, é somado o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos (análise de documentos de identificação),