Orientações da empresa para segurança de dispositivos móveis evitam contratempos que comprometem informações pessoais dos foliões
Dados públicos indicam que, durante o período do Carnaval, ocorre um significativo aumento nos índices de roubos e fraudes, aproveitando-se do ambiente festivo e das grandes aglomerações. Em particular, dispositivos móveis tornam-se alvos propícios para atividades fraudulentas.
Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo indicaram que, entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2023, mais de 3,4 mil roubos de celulares foram registrados, o que compromete bastante a segurança de foliões e de informações pessoais.
Por isso, a Serasa Experian, Datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, destaca a importância de garantir a segurança dos dispositivos móveis dos foliões, oferecendo dicas práticas e soluções de segurança digital.
Confira como manter os dispositivos móveis seguros no Carnaval:
Tenha senhas fortes e ative a autenticação de dois fatores: opte por senhas alfanuméricas (que misturam letras maiúsculas e minúsculas com números) e diferentes para cada uso. Altere-as regularmente e ative a autenticação de dois ou mais fatores para camadas adicionais de segurança, tanto para acessar o seu celular quanto para acessar aplicativos. Também é importante não salvar as senhas em apps e sites, nem as anotar em blocos de notas, mensagens de WhatsApp ou em outros locais do celular.
Cuidado com aplicativos: é possível ocultar aplicativos, como os financeiros, basta buscar o modelo do seu celular na internet para entender como fazer! E atenção antes de sair de casa: reduzir os limites do Pix antes de sair de casa, pois, caso os criminosos consigam realizar alguma transação, o prejuízo pode ser diminuído;
Atenção às configurações de redes sociais: mantenha perfis privados em redes sociais para limitar o acesso não autorizado a informações pessoais e utilize a autenticação de dois fatores para facilitar a recuperação das contas.
Proteja o chip do celular com PIN: adicione um código PIN ao chip para ampliar a segurança.
Faça backup de seus dados: garanta que seus dados estejam seguros em caso de perda ou roubo do dispositivo.
Configure o bloqueio automático de tela: impeça acessos não autorizados ao configurar o bloqueio automático de tela.
Não dê moleza: em lugares de multidão, deixe o celular bem guardado em um bolso oculto ou numa doleira,