Entre janeiro e julho de 2023, mais de R$31,3 bilhões foram evitados com soluções de autenticação e prevenção a golpes;
Analisar perfis de clientes e comunicá-los sobre possíveis golpes são algumas das sugestões para a data.
A Black Friday é a chance das empresas alavancarem as vendas antes do Natal, mas o alto potencial de transações financeiras pode atrair muitos criminosos interessados em aplicar golpes para lesar companhias e consumidores. Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude, produzido mensalmente pela Serasa Experian, entre janeiro e julho de 2023, o Brasil ultrapassou a marca de 5,6 milhões de investidas fraudulentas que, se fossem bem-sucedidas, teriam resultado em mais de R$ 31,3 bilhões em perdas para as companhias e consumidores. Se preparar com antecedência e usar ferramentas de autenticação e prevenção a operações golpistas são ações importantes para que os empreendedores possam barrar os mal-intencionados em tempo real.
“Para manter a saúde dos seus negócios e a proteção de seus clientes ao longo de todo o ano, é essencial que as empresas invistam em ambientes e processos seguros. Isso garante que estejam preparadas para enfrentar as tentativas de fraude, dado o aumento na variedade de métodos usados pelos criminosos, como fraudes de identidade, documentos e dispositivos. Não existe uma solução única que possa eliminar todos os riscos, portanto, a estratégia mais eficaz é adotar um sistema de proteção em camadas”, afirma Caio Rocha, Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.
Como as empresas podem se proteger?
“Para evitar fraudes, as empresas precisam ter uma estratégia de autenticação contínua que combine camadas de proteção em todas as etapas da jornada, garantindo que o consumidor é quem diz ser”, complementou Rocha. Além disso, o diretor pontua que também é importante:
Prezar pela autenticação com a mínima fricção na experiência do cliente, deixando os processos ágeis, seguros e sem atrito;
Alertar os clientes sobre os golpes comuns no segmento;
Proteger suas plataformas de pagamento online;
Analisar perfis e comportamentos de consumo com risco;
Confirmar a identidade dos seus usuários a fim de evitar o uso indevido de seus dados por terceiros ou fraudadores;
Contar com soluções que acompanhem a evolução dos golpes, mantendo o consumidor protegido no processo de prevenção à fraude e combinando tecnologia, dados e inteligência.
Como os consumidores podem se proteger?
É importante que os consumidores protejam seus dados,