- 65% dos apostadores que sofreram fraudes tiveram perdas financeiras, com 81% desses prejuízos chegando até R$ 1.000;
- 80% dos respondentes consideram essencial o uso de biometria facial para aumentar a segurança nas plataformas de apostas esportivas;
- Casas de apostas têm até 31 de dezembro para se adequarem à “Lei das Apostas” (Lei Federal 14.790/23). Serasa Experian oferece soluções que protegem a identidade dos apostadores.
Um estudo da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revela uma grande preocupação dos apostadores brasileiros com a proteção de suas identidades em sites de apostas esportivas, as “bets”.
De acordo com o levantamento, 43% dos participantes se mostram muito preocupados (notas 9 e 10) com fraudes, especialmente com golpes envolvendo uso indevido de identidade e o vazamento de dados financeiros e cadastrais. Isso justifica o comportamento cauteloso de 85% dos respondentes, que afirmam optar sempre ou frequentemente por plataformas de que consideram seguras.
A pesquisa, conduzida com mais de 2 mil participantes, também mostrou que 13% dos apostadores afirmam que já sofreram golpes nas plataformas, e este número salta para 31% entre os que apostam diariamente. Entre quem já foi vítima, 65% tiveram perdas financeiras associadas – a maioria delas (81%) perdeu até R$ 1.000. Ao serem perguntados sobre os tipos mais comuns de golpes, os mais citados foram: vazamento de dados pessoais (28%); invasão de contas (21%); e vazamento de dados financeiros (20%). Embora 88% dos entrevistados tenham afirmado que nunca foram vítimas de golpes, 39% deles dizem conhecer alguém que foi. Confira no gráfico abaixo mais detalhes sobre os tipos de golpes:
"O Brasil é um dos países que mais apostam no mundo e um dos mercados mais suscetíveis à ação de fraudadores, o que justifica a grande preocupação dos apostadores com a sua segurança nessas plataformas. Nesse cenário, a missão da Serasa Experian de fornecer soluções robustas de autenticação e prevenção a fraudes também contribui para o aumento da proteção de pessoas e empresas, especialmente diante da nova regulamentação das “bets”, que exige que isso seja feito de forma célere e estruturada”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Na opinião do apostador, tecnologia é chave para a proteção de identidade
Para 95% dos apostadores, o uso de tecnologias de validação de identidade é fundamental para proteger os usuários. A biometria facial já foi utilizada por 68% dos participantes, e 80% consideram importante que sites de apostas adotem essa tecnologia para aumentar a segurança. A verificação de documentos também é vista como uma medida eficaz, com 77% dos entrevistados destacando sua relevância para a proteção contra os golpes.
Apesar dessas iniciativas de segurança, há uma expectativa dos usuários de que as plataformas adotem medidas mais robustas. Quase metade da amostra (49%) ainda não confia totalmente que as casas de apostas implementam medidas de prevenção a fraudes, evidenciando a necessidade de investimento tecnológico e conscientização sobre o tema no setor. Veja no gráfico abaixo mais dados sobre a percepção do usuário:
O estudo completo com todos os dados sobre a visão do apostador a respeito da segurança das operações das “bets” pode ser acessado gratuitamente no site da Serasa Experian.
Para acompanhar os esforços do Governo brasileiro que, desde dezembro do ano passado, toma medidas para regulamentar a atuação das “bets” no país, a Serasa Experian – que apoia toda e qualquer iniciativa que vise aumentar a segurança e a integridade nas transações entre empresas e consumidores – atua nesse contexto como fornecedora estratégica de tecnologias antifraude. O objetivo é poder auxiliar essas empresas a se adequarem às novas normas ao mesmo tempo em que contribui para a segurança dos apostadores.
Metodologia
A pesquisa quantitativa “Apostas Esportivas”, feita pela Serasa Experian foi realizada com 2.008 entrevistados, sendo que todos fizeram apostas esportivas em sites ou aplicativos nos últimos 12 meses. Com margem de erro de 2,2% e intervalo de confiança de 95%, a pesquisa foi aplicada via painel online entre os dias 09 e 22 de agosto de 2024. A amostra foi equilibrada entre os gêneros feminino e masculino, com idades de 18 a 27 anos (15%), 28 a 43 anos (49%), 44 a 59 anos (29%) e 60+ (7%).
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.