Os empreendedores foram premiados com R$ 25 mil cada para investir em projetos que movimentam o caixa dos negócios e fomentam a economia local
São Paulo, 19 de agosto de 2021 – Desde o início da pandemia, as microempresas tiveram que enfrentar diversos desafios para não cair na inadimplência e continuar funcionando. Por isso, muitos encontraram na tecnologia e no ambiente online maneiras de continuar na ativa e garantir o fluxo de caixa. Dentre os 20 vencedores do Desafio MPE da Serasa Experian, considerado o maior prêmio de inovação para micro e pequenos negócios no Brasil, quatro donos de empresas tiveram seus projetos escolhidos e puderam investir em soluções tecnológicas que impulsionaram seus empreendimentos. Um dos ganhadores foi o paulista André Lourenço, fundador da Praxis Marketing e Comunicação Digital. “No começo do agravamento da COVID-19 no país, tive uma queda abrupta de faturamento. No entanto, com a premiação consegui tocar meu projeto, investindo em hardware e inovação tecnológica, trazendo soluções para nossos clientes em um mundo cada vez mais digital. Até o momento, ainda em fase de implementação, o rendimento da empresa já cresceu cerca de 20% por conta dessas melhorias”.
Outro vencedor foi o brasiliense Tiago Ribeiro, dono da Eletronics Business, empresa que atende diferentes setores através da programação, gerenciamento e desenvolvimento de soluções eletrônicas. No começo da pandemia, Thiago foi desligado da empresa em que trabalhava e decidiu empreender. Aproveitando o aumento da comercialização de produtos e serviços no meio digital, conforme afirma
recente pesquisa da Serasa Experian, passou a operar com a nova empresa 100% online. “Vencer a premiação foi muito importante para garantir aos nossos clientes um serviço profissional mesmo a distância, já que o investimento em equipamentos tecnológicos específicos para o nosso segmento é alto e fundamental”.
O número de micro e pequenos negócios que passaram a gerar lucro através da internet continua expandindo, já que 73,4% dos empreendedores afirmam que estão vendendo online na pandemia e, mais do que isso,
83,1% pretendem continuar com as vendas digitais mesmo após o período pandêmico. Dentro desse mundo virtual, é preciso trabalhar com boas estratégias de marketing para que a empresa se sobressaia diante a tantas opções disponíveis. Por isso, Jéssica Nascimento e Leonardo Oliveira, donos das empresas Nexos Data, de São Paulo, e E-Contabiliza, de Minas Gerais, respectivamente, decidiram usar o valor conquistado com o Desafio para investir em projetos de marketing digital e divulgações em redes sociais,