Produção da Lindo’s Salgados Gourmet cresceu durante a pandemia, gerou postos de emprego na cidade e agora passa a investir em projeto voltado para o empoderamento feminino na região, com capacitação e geração de renda
Ceará, 08 de junho de 2021 – Ajudar o próximo sempre foi um desejo de Francislene Gomes da Silva, criadora da Lindo’s Salgados Gourmet. Mas a pandemia de Covid-19 exigiu que ela deixasse o sonho de lado para reinventar o negócio: as vendas na rua viraram delivery, cresceram e houve a necessidade de mudar a produção para um ponto fixo, com uma cozinha profissional que comportasse a demanda. O faturamento cresceu, mas ainda assim faltavam os recursos necessários para implementar o projeto “Bike Rosa na Rua”, no qual mulheres atuariam como revendedoras dos alimentos. Foi graças ao Desafio de Inovação da Serasa Experian, no qual a Lindo´s foi um dos selecionados para receber o prêmio de R$ 25 mil, que a empreendedora pode retomar as ações para capacitar e empregar, inicialmente, dez mulheres em situação de vulnerabilidade de Juazeiro do Norte, no Ceará.
Francislene comenta que as adaptações não foram fáceis. “Venho produzindo salgados desde 2018 e foram muitos desafios neste período, com problemas de saúde e financeiros. Mesmo assim, minha vontade de empreender prevaleceu e persisti. Comecei vendendo os salgados na rua, usando uma bicicleta e, com a pandemia, precisei atender os clientes por encomenda, via delivery. O negócio cresceu e não estava mais dando conta da produção caseira. Foi então que peguei itens emprestados e abri a primeira loja da Lindo’s, muito por conta da cozinha profissional. Precisei me adequar ao formato, mas consegui crescer”, comenta.
Mesmo com as medidas de distanciamento social, o faturamento mais do que triplicou no período graças à rápida adaptação do empreendimento ao novo cenário. Além dos novos produtos, Francislene desenvolveu promoções e combos para a venda não só de esfihas, carro-chefe do negócio, mas também de bebidas e outros itens. Neste período, houve a necessidade de ampliar a equipe e duas funcionárias foram contratadas, além do marido, que deixou o emprego formal para trabalhar com ela. Outra ferramenta essencial para o crescimento do negócio foram os aplicativos de mensagens, uma vez que 95% das vendas são feitas dessa forma. Este é um reflexo que traz a mais
recente pesquisa da Serasa Experian sobre pequenas e médias empresas –