Região Sul tem a média de score PJ mais alta: 22,5% delas estão na faixa de 601 a 1000; companhias podem consultar gratuitamente no site oficial da Serasa Experian
Um estudo inédito da Serasa Experian buscou mapear onde estão as empresas com as melhores pontuações de crédito no Brasil (Score PJ). O Sul se destacou com a maior concentração de CNPJs na faixa de 601 a 1000 pontos, totalizando 22,5%. Essa classificação pode indicar que a empresa é uma boa parceira de negócios. Confira os dados completos na imagem abaixo:
“Assim como o Score PF indica a probabilidade de uma pessoa se tornar inadimplente dentro de um horizonte de tempo, o Score PJ também serve como termômetro para indicar o risco de uma empresa se tornar inadimplente, o que pode influenciar nas chances do negócio conseguir empréstimos ou financiamentos no mercado”, explica o Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da Serasa Experian, Cleber Genero.
A consulta do Score PJ é gratuita no site da Serasa Experian, baseada em critérios financeiros e comportamentais da empresa, além de considerar os dados cadastrais, inclusão no cadastro positivo, dívidas e débitos em aberto, a relação com o mercado e o poder de compra.
Na média nacional, que reúne os dados de todas as Unidades Federativas (UFs), o levantamento mostrou que 35,6% das empresas no Brasil têm pontuação entre 251 e 600 e 35,4% entre 101 e 250 pontos. Veja, no gráfico abaixo, o levantamento detalhado:
“Assim como os credores consultam o Score do CPF antes de ofertarem recurso financeiro para pessoas físicas, eles também buscam informações sobre o Score do CNPJ para ceder dinheiro ou vender a prazo para empresas. Desta forma, companhias que precisam de recursos financeiros e possuem boa pontuação poderão encontrar taxas atrativas e melhores condições de pagamento”, comenta Cleber Genero.
Análise por setor: Comércio concentra mais empresas na faixa de 601 a 1000 do Score PJ
Numa visão mais detalhada do estudo, o setor com a maior concentração de CNPJs na faixa de 601 a 1000 pontos foi o segmento de “Comércio” (20,2%), enquanto “Indústria” apresentou uma concentração maior de empreendimentos com pontuação de 251 a 600 (35,1%). Confira o levantamento completo por segmento a seguir:
“Em tempos de recordes consecutivos de inadimplência, dos consumidores e das empresas, o objetivo da Serasa Experian em realizar este levantamento é de poder criar uma lista de oportunidades de negócios e também trazer luz à