Vídeos da
playlist Bora Empreender trazem dicas, tutorias para superar as burocracias necessárias e erros mais comuns acerca do tema
Ver sua empresa crescer e dar os próximos passos é um momento que muitos empreendedores trabalham para conquistar. É importante, porém, que essa decisão seja tomada com segurança e planejamento. Para apoiar as pequenas e médias empresas, a Serasa Experian preparou um conteúdo detalhado com dicas, burocracias necessárias e erros mais comuns que algumas PMEs comentem nesse momento. O conteúdo também faz parte da playlist
Bora Empreender no YouTube e vai de temas básicos até avançados.
O primeiro passo é traçar um plano para colocar os aprendizados adquiridos até então em prática. Entender os pontos fortes e pontos a melhorar do seu negócio é fundamental para ampliá-lo, além de ter clareza do objetivo a ser atingido. Ter em mente as três perguntas básicas a seguir e respondê-las ajuda a planejar as ações e decisões que precisam ser tomadas.
Onde estou?
Para onde quero ir?
Como chegar lá?
Com o plano em andamento, é hora de investir em marketing.
A dica da Serasa Experian é deixar esse item contemplado no planejamento prévio de ampliação e uma verba destinada. Esse momento é importante pois é preciso entender como sua empresa se posiciona no mercado e, em seguida, criar o planejamento de marketing.
É importante reforçar também que, especialmente em um momento de crescimento, controlar e monitorar as finanças é o que permite a diminuição dos riscos. Esse controle contribui com a saúde financeira do negócio, em um momento que é fundamental.
Expansão na prática
Planejamento feito, é hora de executar o plano de crescimento e ficar atento aos próximos passos para consolidar a ampliação. Veja as dicas abaixo preparadas pela Serasa Experian:
1. Fique atento as novas obrigações fiscais
Se seu empreendimento aumentou o porte, é preciso ficar atento as novas obrigações fiscais e as novas tributações condizentes com o seu tamanho.
2. Finanças sobre controle
Ponto levantado na fase de planejamento, é superimportante manter a saúde financeira em dia durante o processo.
3. Investimento e crédito
Essa é uma opção para empreendedores apoiarem seu crescimento. Para isso, é preciso reduzir riscos, ter uma boa saúde financeira e um score CNPJ em bom nível para conseguir boas taxas de juros e opções no mercado.
4. Qualificar a equipe
Esse é