- Segunda edição do Boletim “Empreender Brasil – Inteligência de mercado para MPMEs” cruza CNPJ das empresas com o CPF do sócio principal para geração de insights
- Empresas e sócios sem restrições de crédito dominam, com maior percentual de adimplência, em todo o país e setores
Um estudo inédito da Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, revelou que 42,3% dos empreendedores mantêm tanto suas finanças pessoais quanto as empresariais saudáveis. O levantamento, parte da segunda edição do boletim “Empreender Brasil – Inteligência de Mercado para MPMEs”, que cruza o CNPJ da empresa com os CPFs de seus sócios e analisa as quatro situações possíveis quando o assunto é pontualidade de pagamento e negativação.
Os quatro cenários
Quando se fala em empresa e seus sócios, quatro possibilidades são possíveis em relação ao CNPJ e os CPFs envolvidos:
- Empresa e sócios com as contas em dia
- Empresa negativada e sócio com as contas em dia
- Empresa com as contas em dia e sócios negativados
- Empresa e sócios negativados
De acordo com o estudo, o cenário mais comum (42,3%) é aquele em que tanto a empresa quanto o sócio principal estão com as contas em dia. No outro extremo, 21,3% das empresas e sócios estão simultaneamente negativados. Os cenários intermediários mostram que 18,5% das empresas estão adimplentes, mas com sócios inadimplentes, enquanto 17,9% apresentam a situação inversa: empresa negativada e sócio regularizado.
Análise por região, setor e tempo de fundação
Olhando para as regiões, em todas elas também temos as maiores concentrações percentuais para empresas e sócios com as contas em dia. Já os demais cenários apresentaram variações com o quadro geral.
A região Norte tem a segunda maior incidência percentual (23,9%) de PMEs com as contas em dia, mas com o sócio negativado. Já na região Sudeste, o cenário se inverte, sendo 18,4%, de pequenas e médias empresas negativadas e o sócio adimplente. Considerando todo o país, os grupos são da maior concentração para o menor: não negativação mútua, negativação mútua, empresa não negativada e sócio negativado e empresa negativada e sócio com as contas em dia.
Falando dos setores de atuação das PMEs - comércio, serviços, indústria e setor primário - também vemos a maior concentração de pequenas e médias empresas e seus sócios em situação regularizada, como no quadro geral. Como segunda maior incidência percentual há mais distinção entre os setores. Serviços e setor primário concentram mais empresas no azul, mas com sócios negativados, com 20,2% e 17,9%, respectivamente. Já o comércio possui 24,6% das PMEs e sócios no vermelho, enquanto, a indústria tem como segunda maior centralização, 23,9% de empresas negativadas e sócios com as contas em dia.
Observando o tempo de fundação das empresas, nota-se que, à medida que elas se consolidam no mercado, o percentual de CNPJ e CPF sem negativações diminui, embora esse perfil ainda seja predominante. Empresas entre 6 e 10 anos, apresentam o menor percentual entre todas as idades nesse perfil, 36,1%. Outro destaque interessante é que empresas mais jovens – até um ano, com um ano e dois anos – apresentam a segunda maior incidência percentual no perfil da empresa não negativada e o sócio sim, com 31,2%, 27,5% e 24,1%, respectivamente.
“Um primeiro passo fundamental para a gestão financeira bem-sucedida das pequenas e médias empresas é a separação entre as finanças das empresas e de seus sócios. Separar os caixas é o primeiro passo para obter uma visão real da situação do negócio e tomar decisões financeiras mais embasadas, como investir ou cortar custos, explica Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
2ª Edição do Empreender Brasil – Inteligência de mercado para as MPME
O estudo faz parte da segunda edição do boletim trimestral elaborado com base em dados proprietários da Serasa Experian e de mercado sobre perfil e impactos conjunturais sobre o segmento de micro, pequenas e médias empresas. O material se divide em categorias e traz, além do estudo: dados demográficos e segmentação, dados de atividade econômica (emprego, demanda, oferta e acesso ao crédito) e inadimplência e insolvência.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.