Além dos desafios, material do
Bora Empreender do YouTube apresenta soluções destinadas a impulsionar o sucesso dos negócios
Ao embarcar na jornada de ter o próprio empreendimento, é natural que surjam uma quantidade de desafios pela frente. Aqueles que já mergulharam no mundo dos negócios certamente também estão se deparando com algum obstáculo neste exato momento. Nesse cenário, a Serasa Experian compilou uma lista dos principais desafios que podem aparecer ao administrar uma empresa, acompanhados por várias dicas com soluções para alavancar os negócios. O conteúdo também pode ser conferido na
playlist Bora Empreender no YouTube. Confira:
Os 5 principais desafios na hora de empreender:
1) Evitar se dividir em muitas tarefas – Sabemos que uma pequena empresa não conta com muitos funcionários. Então, com uma equipe mais enxuta, as pessoas precisam ser multitarefas e acabam cuidando de vários assuntos ao mesmo tempo. Mesmo quando há mais colaboradores, pode ocorrer de suas funções não serem muito claras e a divisão do trabalho ficar confusa. Desta forma, a produtividade pode cair e o clima organizacional se tornar mais estressante tanto para quem empreende quanto para a equipe. Por isso, a estratégia é definir bem as atividades e tentar finalizá-las antes de começar outras, com foco em gerenciamento de tempo.
2) Separar as finanças pessoais das contas da empresa – É comum acontecer casos de empresas que começam com um bom investimento e capital de giro disponível, além de muita vontade de fazer as coisas darem certo. Mas por conta de uma série de pequenos erros, as dívidas acabam surgindo. Um dos deslizes que mais ocorrem em uma empresa PME é misturar as finanças pessoais com o dinheiro que pertence ao negócio. Então, é necessário ter sempre as questões financeiras separadas e ter a organização das contas em dia. Se necessário, a renegociação de débitos pode ser uma saída.
3) Controle de estoque – Dependendo do modelo do negócio, o empreendedor precisa gerenciar todos os itens do seu estoque, pois esse setor abriga boa parte dos ativos essenciais para a empresa funcionar. Em outras palavras, estoque é dinheiro e desperdícios nessa área são perdas financeiras. Uma das opções que pode ajudar os empreendedores é a criação de uma
planilha de estoque.
4) Cuidar do Marketing – O Marketing, principalmente o digital, é a alma do negócio e acaba tornando-se um elemento essencial para o crescimento da empresa.