Para promover a saúde financeira de 125 MPEs, programa idealizado por Serasa Experian em parceria com o Sebrae vai oferecer 12 meses de consultorias e treinamentos
As micro e pequenas empresas (MPEs) são as locomotivas do Brasil. É assim que a Serasa Experian enxerga esse setor, principalmente por serem responsáveis por 30% do PIB e mais de 55% dos empregos formais do país. São mais de 18 milhões de empresas de pequeno porte e apenas em julho de 2022, segundo o último levantamento do Indicador de Nascimentos de Empresas da companhia, mais de 300 mil novos negócios foram criados. Mas as altas taxas de fechamento também assombram o setor, já que uma pesquisa do Sebrae com o IBGE mostrou que cerca de 29% dos empreendimentos, sendo 21,6% das MPEs, não sobrevivem mais que 5 anos no país.
Foi pensando em reverter esse cenário que a Serasa Experian se juntou ao Sebrae no projeto Impulsiona Serasa Sebrae com 125 empresas em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Gestão financeira, gestão de pessoas e contratação de funcionários foram os desafios que a maioria dos empreendedores citaram durante a fase de triagem pro projeto.
Com o Impulsiona, as MPEs terão 12 meses de consultoria imersiva e treinamentos gratuitos para alavancarem os negócios. O investimento da Serasa Experian e do Sebrae em conjunto será de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
De acordo com o Head de Sustentabilidade da Serasa Experian, Roger Cruz, a preocupação é com a saúde financeira dessas empresas, já que o Indicador de Inadimplência mostrou mais de 6,3 milhões de pequenas empresas com contas em atraso. “Impulsionar o empreendedorismo é impulsionar toda uma sociedade. Por isso, nosso objetivo é apoiar pequenos negócios a se desenvolverem e a gerarem ainda mais empregos e riqueza. Hoje são 125 empreendedores, mas nosso compromisso é ambicioso: queremos ampliar esse número e estarmos presentes com essa ação em todos os estados do Brasil”.
Para construir o programa, a Serasa Experian e o Sebrae convidaram micro e pequenas empresas que estão passando por desafios de gestão e que demonstraram interesse em desenvolverem seus negócios. O programa terá mais de cem horas entre consultorias, treinamentos, eventos de formação de networking e mentorias com profissionais sêniores da Serasa Experian. “Cada empresa apoiada receberá um diagnóstico profundo de sua gestão e montará com a equipe do Sebrae,