20 de mar 2025
PMEs e Score PJ: ser mais competitiva no mercado é o principal motivo de monitoramento do score para 67% das Pequenas e Médias Empresas, aponta pesquisa da Serasa Experian
- Pontuação PJ funciona como reputação perante o mercado para além da concessão de crédito, sendo diferencial também para prestação de serviços
- Dados fazem parte da terceira edição do boletim Empreender Brasil – Inteligência de Mercado para as MPMEs
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizou uma pesquisa inédita sobre o uso do Score PJ pelas PMEs, em sua terceira edição do boletim “Empreender Brasil – Inteligência de Mercado para MPMEs”. Segundo o levantamento, 67% das PMEs monitoram sua pontuação para aumentar suas chances em concorrências e garantir a competitividade do negócio. Já 25% monitora para melhorar a nota e ter acesso a melhores condições de crédito.
“O dado da pesquisa mostra como o Score do CNPJ é importante para além da concessão de crédito. Funcionando como sua reputação no mercado, ele mostra para fornecedores e parceiros, quão confiável e bom pagador a empresa é. Esses são fatores essenciais para a competitividade, para o fechamento de contratos e para a credibilidade das empresas em todas as etapas da jornada empreendedora. Percebemos que, para as PMEs, estar apta a prestar serviços ou participar do processo de concorrência é fundamental e que sua reputação afeta esse processo”, explica o vice-presidente de pequenas e média empresas, Cleber Genero.
Ferramenta de monitoramento para as PMEs
O Score PJ é uma ferramenta que apoia a gestão das empresas. De acordo com 66% dos respondentes, a pontuação é utilizada como fator na tomada de decisão no cotidiano das pequenas e médias empresas.
Para esse público, que utiliza o Score, há diferenciação no modo em que a pontuação é usada. Existem PMEs que acompanham apenas o seu Score PJ, enquanto outras monitoram o de clientes e prospects. 72% das pequenas e médias empresas utilizam a pontuação para consultar clientes ou potenciais clientes e 23% fazem uso da sua própria nota para tomar decisões. Por fim, 5% das empresas utilizam o Score PJ para as duas funções.
Entre as empresas que consultam o score de clientes, a pesquisa mostrou que há mais consulta de consumidores do que de empresas, 62% versus 38%, respectivamente. Entre os setores, o de serviços é o que mais consulta PFs: 69% contra 31%, enquanto a indústria é o segmento que menos consulta pessoas físicas: 46% e 55% consultando PJs.
“O Score PJ é um reflexo da credibilidade financeira das empresas, vide que mais de 70% de empresas utilizam a pontuação no momento de fazer negócios. O Score sintetiza em uma pontuação como cada CNPJ vem atuando em uma área fundamental para a sustentabilidade dos negócios: o caixa, incluindo inclusive informações e visão dos sócios. É preciso que o empreendedor cuide da pontuação da sua empresa, da mesma forma que cuida da sua pontuação pessoal. Monitorar e compreender a própria pontuação, a de clientes ou fornecedores permite às empresas tomarem decisões mais estratégicas e mitigarem riscos, o que se reflete em maior segurança nas negociações e no planejamento. Isso faz a diferença na competitividade e nos negócios”, afirma Genero.
3ª Edição do Empreender Brasil – Inteligência de mercado para as MPMES
Os resultados da pesquisa fazem parte da terceira edição do boletim trimestral elaborado com base em dados proprietários da Serasa Experian e de mercado sobre perfil e impactos conjunturais sobre o segmento de micro, pequenas e médias empresas. O material se divide em categorias e traz, além do estudo: dados demográficos e segmentação, dados de atividade econômica (emprego, demanda, oferta e acesso ao crédito) e inadimplência e insolvência.
Como manter ou aumentar a pontuação de seu Score PJ?
Mantenha as contas em dia: mesmo com um dia de atraso, uma conta pode impactar o Score. Por isso, pagar as contas em dia é muito importante para além de manter o CNPJ longe da inadimplência e da negativação. É importante manter atenção à gestão dos custos e monitorar o CNPJ para evitar surpresas;
Negocie as dívidas: dívidas das empresas podem ser renegociadas em caso de impossibilidade de pagamento com os credores e parceiros. Um bom incentivo é saber que assim que a empresa negocia a sua dívida e as primeiras parcelas são pagas, maiores são as chances de o Score começar a subir;
Tenha credibilidade no mercado: além das dívidas, outra maneira que pode ajudar a manter uma boa pontuação do Score e até aumentá-lo é tomar cuidado em como a empresa se relaciona com o mercado. Evite pedir crédito em curtos períodos, por exemplo. Mesmo que o objetivo dos empréstimos seja aperfeiçoar o empreendimento, isso pode ser entendido como dificuldade para gerar lucros e a existência de desafios financeiros. Esse comportamento pode levar ao impacto no score de crédito e a redução de credibilidade no mercado.
Atualize os dados da empresa: é importante que as informações da empresa estejam sempre atualizadas com os Órgãos Oficiais, instituições financeiras e até mesmo com a Serasa Experian.
Fique no olho no score dos sócios: O score de crédito de Pessoa Jurídica costuma ser mais impactado i do que o de Pessoa Física, principalmente porque o score da empresa é também influenciado pelo score de seus sócios. Quando um sócio é negativado, a empresa é impactada. Se tanto o sócio quanto a empresa tiverem restrições, esse impacto é dobrado. Dessa forma, tudo que ocorre com o sócio principal pode impactar o score do CNPJ, pois há uma relação estreita entre o comportamento financeiro do sócio e o da empresa.
Metodologia
Foram entrevistadas, em agosto de 2024, 625 empresas de todos os portes que subsidiaram as análises. Os segmentos analisados contemplam as áreas de serviços, comércios varejistas, indústrias e comércios atacadistas de diferentes regiões do país. Além disso, o universo da pesquisa não está diretamente relacionado à Serasa Experian. A pesquisa foi feita com empresas que já ouviram falar no Score, contemplando empreendedores que consultam esse dado na Serasa Experian, bem como com outros birôs de crédito.

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