Material está disponível para download gratuito no site oficial da empresa; entenda como a sazonalidade afeta os negócios
As vendas no varejo físico no Brasil começaram o ano de 2023 no azul. Segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o crescimento foi de 6,1% em janeiro, comparado com o mesmo período do ano passado. Para ajudar os empreendedores a continuarem prosperando em seus negócios, a Serasa Experian lançou a 13ª edição do calendário de Datas Comemorativas.
“Dependendo do nicho de atuação do empreendimento, é possível criar suas próprias condições especiais ou ações específicas para chamar atenção dos clientes, fidelizá-los e, ainda, conseguir ampliar as vendas”, analisa Cristiano Athayde, diretor de PME na Serasa Experian.
O calendário contempla datas nacionais, regionais e está disponível para download gratuito no site oficial da Serasa Experian, acesse
clicando aqui. Ainda segundo Athayde, ter acesso a um bom calendário de períodos comemorativos garante a construção de um plano de trabalho promocional no ano.
“O sucesso de um planejamento promocional só é efetivo quando o empreendedor se dedica à organização. Por isso, é essencial que o gestor tenha em mente a importância de estabelecer estratégias, alinhar prazos e criar um plano de ação bem estruturado e que seja planejado com antecedência.”, avalia o diretor.
Como a sazonalidade afeta os negócios?
Existem determinadas épocas do ano que impactam positiva ou negativamente as vendas dos negócios. A sazonalidade é um conceito importante e que deve ser conhecido e compreendido pelos empreendedores, pois faz parte de toda estratégia do negócio, inclusive, no planejamento do calendário promocional.
“Com organização e conhecimento sobre o mercado e seu público, o empreendedor terá condições de criar produtos especiais, ofertas e preços diferenciados em épocas específicas, buscando mais espaço no mercado, em qualquer época do ano. Entender sobre a sazonalidade do negócio contribui para conseguir formatar um calendário promocional alinhado com a realidade da empresa, produtos e do consumidor-alvo”, finaliza Cristiano.
Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender,