Gerenciamento adequado das finanças empresariais é caminho para crescimento sustentável dos negócios
Playlist
Bora Empreender do YouTube apresenta conteúdos voltados ao dia a dia dos empreendedores
Um dos temas que mais permeia o dia a dia das MPMEs são os desafios da gestão financeira e discutir o tema no Dia Internacional das PMEs é vital. Ter as finanças em dia é fundamental para otimizar recursos, evitar desperdícios e manter o negócio saudável financeiramente para ter um crescimento sustentável. A base disso tudo é a educação financeira que, além de apoiar na gestão financeira, permite uma análise mais acurada dos custos e despesas e apoia nos próximos passos em termos de investimento.
Para isso, conhecer os conceitos e ferramentas chave é fundamental para obter um panorama geral das finanças da empresa. É o caso, por exemplo, da demonstração do fluxo de caixa que traz todos os extratos de entradas e saídas do negócio. Além do fluxo de caixa, é preciso acompanhar o Balanço Patrimonial, que traz um recorte financeiros dos ativos e passivos e patrimônio líquido da companhia. Outro acompanhamento importante é a Demonstração do Resultado do Exercício, ou DRE. Nesse relatório constam as receitas, as despesas e lucro líquido de um período fechado.
“Sabemos que a gestão financeira é um ponto crucial na jornada das MPMEs. Por meio de uma gestão organizada e atenta aos dados, é possível planejar os próximos passos de uma empresa e antever possíveis desafios financeiros. Estabelecer e organizar esses itens dentro de uma empresa pode, em um primeiro momento, ser um desafio para os empreendedores, mas é o caminho para a sustentabilidade financeira. Nosso objetivo é apoiar ao máximo os empreendedores com conteúdo de qualidade para apoiá-los nessa jornada”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
Próxima etapa: planejamento financeiro
Com os relatórios de fluxo de caixa, DRE e balanço em mãos, é possível realizar o próximo passo, o planejamento financeiro da empresa. É por meio dele que será possível prever receitas, despesas, identificar potenciais riscos e oportunidades para o negócio, além de ajudar no gerenciamento de entradas e saídas.
Basicamente, o planejamento financeiro permite entender a dinâmica financeira da sua empresa e, a partir daí, fica viável criar os próximos passos e investir no seu próprio negócio. Ele deve conter: monitoramento de gastos e receitas, o orçamento da empresa e a gestão do fluxo de caixa.