Projeto “Impulsiona”, desenvolvido pela Serasa Experian em parceria com o Sebrae, ajudará 125 empresas em cinco capitais brasileiras
Pensando em apoiar o crescimento sustentável das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), a Serasa Experian e o Sebrae lançaram o programa “Impulsiona”, que oferece consultoria de 12 meses para 25 empresas em 5 capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco, totalizando 125 MPEs. O objetivo é mudar a realidade de mortalidade precoce e inadimplência, dois dos principais problemas que a categoria enfrenta atualmente no Brasil. Uma pesquisa do Sebrae com o IBGE mostrou que a taxa de sobrevivência no período de 5 anos é de 29% para Microempreendedores Individuais (MEI), 21% para Microempresas (ME) e 17% para Empresas de Pequeno Porte (EPP). Outro levantamento da Serasa Experian indica que a inadimplência alcançou 6,42 milhões de negócios em janeiro de 2023.
No Estado de São Paulo, o projeto está em processo de execução dos planos de ação com as 25 empresas participantes. As ações já começaram e as próximas etapas envolvem consultorias de gestão de pessoas e o módulo de finanças.
Ter passado por algum desafio nos últimos anos é algo em comum entre todas as empresas participantes, uma vez que o programa visa promover a recuperação das atividades no potencial máximo de desenvolvimento. Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão da Serasa Experian, são oferecidas mais de cem horas entre consultorias, treinamentos, eventos de formação de networking e mentorias com profissionais sêniores da mesma empresa.
Matheus Campiteli da Silva, da empresa Maxsign Certificadora Digital, comenta que está sendo um prazer participar do projeto junto com o Sebrae e a Serasa Experian. “Os temas que serão abordados vão ao encontro das dores que sentimos dentro da empresa. A gente tenta resolver tudo, mas é muito difícil ter o domínio de todas as áreas. O diagnóstico feito foi bastante assertivo, inclusive já discutimos algumas possibilidades. O relatório de ações ficou bem a contento daquilo que eu imaginava. Minha expectativa é extremamente positiva. Tenho certeza que no fim de 2023, não só eu, mas todos os empresários estarão bastante satisfeitos com o resultado do projeto”.
Visão compartilhada pelo empresário Albertoni Bloisi, da Pet Salut, empresa do segmento de alimentação saudável animal. Para ele, o programa Impulsiona está muito bem estruturado, abordando diversos temas vitais para o crescimento das empresas.