PME

01 de abr 2024

9 em cada 10 empreendedores avaliam o uso do score PJ como importante ferramenta para a tomada de decisão, aponta pesquisa da Serasa Experian

Levantamento mostra ainda que o score ganha relevância e é o segundo dado na ordem de prioridade nas informações que apoiam as decisões do dia a dia das empresas Companhia dá dicas para aumentar impulsionar pontuação do Score Uma pesquisa inédita da Serasa Experian mostra que o uso da ferramenta ou a consulta ao score PJ é importante ou muito importante para tomada de decisão de 91% dos empreendedores. Essa é a quinta onda do estudo realizado pela companhia com o objetivo de entender e manter o tracking acerca da adesão e utilização do Score. O levantamento traz ainda que na escala de informações que são utilizadas para as definições do dia a dia dos empreendedores, o score PJ ganhou relevância para a base geral em relação ao último ano. Subindo uma posição, é agora o segundo dado prioritário analisado, ficando atrás apenas dos dados cadastrais.   De acordo com o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero, “o score PJ é parte da reputação das empresas, fundamental para compra e venda a prazo, concessão de crédito, parcerias, prospecções e outras atividades inerentes às PMEs. Os números coletados mostram a importância de as empresas possuírem uma boa pontuação, manterem suas contas em dia e manterem a saúde de seus negócios de maneira equilibrada.” Utilização do Score O estudo releva ainda como as pessoas jurídicas utilizam as funções do score. 66% dos respondentes afirmam que utilizam apenas para consulta de clientes ou potenciais clientes, 24% para consultas de sua própria empresa e 10% para ambos – empresa e terceiros. Destaque para as variações entre ondas passadas. De 2022 para 2023, as empresas ampliaram em 12 p.p. a utilização para clientes e potenciais clientes, de 54% para 66%. Aumento mais acentuado na quebra por segmento, no setor de serviços, com os mesmos números e, por porte, para as microempresas. O percentual saltou de 50% para 69%. “Vemos que as empresas têm utilizado o Score tanto para monitorarem seu próprio negócio quanto e o de seus clientes ou potenciais clientes. Isso mostra uma preocupação em manter um CNPJ saudável e, sendo assim, uma pontuação positiva no Score. Esse movimento já foi adotado pelos consumidores em relação ao cenário de seus CPFs”, conclui Genero. Como manter ou aumentar a pontuação de seu Score PJ? Mantenha as contas em dia: mesmo com um dia de atraso,

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato