• Levantamento mostra ainda que 53% das empresas entrevistadas utilizaram alguma modalidade nos últimos 24 meses
  • Empréstimo e antecipação de recebíveis do cartão de crédito são as mais populares, com 24% e 23%, respectivamente

A Serasa Experian realizou uma pesquisa inédita para entender a relação das PMEs com o crédito, incluindo quais modalidades esse público prefere e a frequência de cada opção, por exemplo. No levantamento, é perceptível que ainda há espaço para ampliação do acesso e domínio sobre o tema.

De acordo com os dados, 89% das PMEs tem a percepção que, caso venham a solicitar crédito, teriam o pedido aprovado. O percentual salta para 95% entre empresas que já utilizam o cartão de crédito corporativo.

“O crédito é combustível para os negócios e nas pequenas e médias empresas seu valor pode ser potencializado, levando esses empreendedores ao sucesso. Entender a relação desse público com cada modalidade é fundamental para termos soluções voltadas a facilitar e apoiar toda a sua jornada.”, afirma o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero.

Modalidades e frequência

Olhando para os últimos 24 meses, 53% das PMEs utilizaram alguma forma de crédito, sendo as opções mais populares o empréstimo e a antecipação de recebíveis do cartão de crédito. 24% afirmam que o empréstimo foi a modalidade escolhida e esse número salta para 29% quando são companhias do setor da indústria. A antecipação de recebíveis é a preferência de 23%. Já na quebra por segmento, é a alternativa de 37% das PMEs do comércio.

Ainda no tema, os respondentes afirmam que, nos últimos dozes meses, recorreram ao empréstimo uma vez ao ano (35%). Já a antecipação de recebíveis do cartão de crédito apresenta, em geral, uma recorrência mensal (58%). Nos demais tipos de antecipação, a recorrência mensal ainda prevalece, com 46%, no entanto, a frequência trimestral e semestral apresentam maior recorrência, 22% e 15%, respectivamente.

Na outra ponta, 47% das PMEs não utilizaram nenhuma modalidade de crédito disponível no mercado. Esse número chega a ser 55% nas empresas do segmento de serviços e 51% olhando para negócios de porte individual ou micro. No entanto, dessas 47%, quase metade delas — 21% — tem a intenção de solicitar.

“Com a pesquisa, além de entendermos o apetite e maturidade das PMES sobre o tema, vimos também os desafios. Por exemplo, quando olhamos para empréstimos, além da taxa de juros ser uma constante, com 51% mencionando-a, a exigência de garantias é uma questão para 26% das pequenas e médias empresas respondentes. Para quem já solicitou um empréstimo, o número chega a ser 28%. É importante que esse público tenha um acesso fácil e o mais desburocratizado possível com taxas atraentes”, conclui Cleber Genero.

Metodologia e amostra

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 522 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 4% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.