• Segundo perfilamento realizado pela Datatech, PMEs classificadas como “Quero ser Grande” são as que mais oferecem bolsas de estudo, cursos e participações em eventos
  • Levantamento traz dados sobre as diferentes adoções de modelos de trabalho pelas pequenas e médias empresas

A Serasa Experian, a primeira e a maior Datatech do Brasil, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, realizou uma pesquisa para entender, com maior profundidade, o universo das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e suas características convergentes e divergentes em relação à atuação em seus negócios. Nesse sentido, os empreendedores formam quatro grandes grupos: Quero ser Grande, Caminho Estável, Batalha Diária e Liderança Inovadora.

Um dos pontos analisados para entender o comportamento das empresas foi em relação às práticas de Recursos Humanos (RH) adotadas, como capacitação de funcionários e modelos de trabalho.

Entre os temas fundamentais que demonstram boas práticas de RH está a qualificação dos colaboradores, e os dados mostram que 74% das PMEs afirmam oferecer capacitação, sendo que 30% delas têm uma preocupação constante com o tema, enquanto 44% apresentam ações pontuais.

Olhando para os perfis, as empresas que se caracterizam como “Quero ser Grande” são as que mais estão atentas ao tema (84%). Dentre elas, 48% têm uma preocupação constante em capacitar pessoas, enquanto 36% contam com ações pontuais. Já as PMEs denominadas “Caminho Estável” são o grupo que menos oferece oportunidades de capacitação: 64%, sendo 53% em forma de ações pontuais e 11% com uma atenção constante ao tema. 37% das PMEs “Caminho Estável” 37% afirmam que não contam com nenhum tipo de curso, bolsa de estudo ou, participação em eventos, por exemplo.

PMEs e os modelos de trabalho

O modelo de trabalho híbrido é adotado, de maneira geral, por 47% das PMEs, quando possível. Esse percentual se divide em duas categorias: 27% têm uma política totalmente flexível em relação ao tema, enquanto 20% adotaram o modelo híbrido de trabalho. Já 39% das pequenas e média empresas atuam em modelo presencial por necessidade do tipo de trabalho realizado. Outros 13% afirmam que adotam modelo presencial por política interna da empresa.

O estudo traz ainda os números de acordo com cada grupo. Entre os destaques, está o grupo “Caminho Estável”, que tem uma concentração no trabalho presencial, com 52% das empresas atuando nesse modelo por conta na natureza das tarefas. Por outro lado, os “Quero ser Grande” e “Liderança Inovadora” apresentam uma postura mais flexível no tema, com 53% e 55% dos empreendedores adotando diretrizes que permitem o home office, respectivamente.

“Nosso objetivo é apoiar as PMEs em seus desafios, tanto com conteúdo de qualidade e acessível, quanto com soluções que facilitem seu dia a dia. Para isso, é fundamental entender suas dores e desafios, e foi isso que buscamos com a pesquisa: compreender a fundo suas características, ambições, investimentos. Sabemos que ações na área de RH são parte importante para o sucesso de uma empresa e, pelos dados da pesquisa, há espaço para aprimoramento das PMEs e nós ajudamos com conteúdos em nosso blog e canais sobre temas do dia a dia do empreendedor”, afirma o Vice-Presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero.

Veja detalhamento completo abaixo:

  • Quero ser grande:

31% das PMEs respondentes fazem parte desse grupo, que tem como características empresas que fazem tudo dentro da conformidade e têm planos de crescimento.  

Modelo de Trabalho: 37% atuam de forma presencial por necessidade das atividades; 10% atuam de forma presencial, mesmo tendo tarefas que poderiam ser realizadas de forma , 53% apresentam adotam o home office quando possível, sendo 31% com uma política flexível e 22% atuando no modelo híbrido.

Capacitação: 84% das PMEs são preocupadas com a questão, sendo que 48% têm uma atenção constante e 36% apresentam ações pontuais. 16% afirmam que não oferecem capacitação.

Porte e segmento: 41% são microempresas, 33% são de médio porte; 14% são empreendedores individuais e 12% são de pequeno porte. Já no segmento, 70% atuam em serviços; 18% no comércio varejista, 9% na indústria; e apenas 3% em comércio atacadista.

Idade da empresa: 39% têm mais de dez anos; 24% entre 5 e 10 anos; 14% de 3 a 5 anos; e 23% de 6 meses a 3 anos.

  • Caminho estável:

25% das empresas respondentes se enquadram na categoria. A principal característica são empresas em que tudo corre bem e não há a intenção de mudanças, como expansão, por exemplo.

Modelo de Trabalho: 52% atuam de forma presencial por necessidade das atividades, 16% atuam de forma presencial, mesmo tendo tarefas que poderiam ser realizadas de forma remota;32% apresentam adotam o home office quando possível, sendo 18% com uma política flexível e 14% atuando no modelo híbrido.

Capacitação: 64% das PMEs são preocupadas com a questão, sendo que 11% têm uma atenção constante e 53% apresentam ações pontuais. 37% afirmam que não oferecem.

Porte e segmento: 47% são consideradas microempresas; 24% possuem porte médio;16% são de pequeno porte; e 14% são empreendedores individuais. Quanto à atuação, 63% se concentram no setor de serviços; 22% no varejo; 13% na indústria; e 2% no atacado.

Idade da empresa: 51% têm mais de 10 anos; 18% de 5 a 10 anos; 15% de 3 a 5 anos; e 16% de 6 meses a 3 anos.

  • Batalha Diária:

22% das PMEs se encaixam nesse segmento em que o grande objetivo é a busca pelo lucro e a continuidade da operação.

Modelo de Trabalho: 37% atuam de forma presencial por necessidade das atividades;  13% atuam de forma presencial, mesmo tendo tarefas que poderiam ser realizadas no remoto;50%adotam o home office quando possível, sendo 30% com uma política flexível e 20% no modelo híbrido.

Capacitação: 72% das PMEs são preocupadas com o tema, sendo que 28% têm uma atenção constante e 45% apresentam ações pontuais. 28% afirmam que não oferecem.

Porte e segmento: 37% são empresas de médio porte; 31% microempresas; 25% são empreendedores individuais; e 7% de pequeno porte. Quanto ao ramo de atuação, 71% se concentram em serviços; 18% no varejo; 6% na indústria; e 5% no atacado.

Idade da empresa: 24% têm mais de 10 anos;16% de 5 a 10 anos; 17% de 3 a 5 anos; e 38% de 6 meses a 3 anos.

  • Liderança Inovadora:

22% apresentam características de segurança financeira e inovação, estando à frente em alguns temas em alta no mercado.  

Modelo de Trabalho: 31% atuam de forma presencial por necessidade das atividades; 15% atuam de forma presencial, mesmo tendo tarefas que poderiam ser realizadas de forma remota;55% adotam o home office quando possível, sendo 30% com uma política flexível e 25% no modelo híbrido.

Capacitação: 71% das PMEs são preocupadas com a questão, sendo que 26% têm uma atenção constante e 45% apresentam ações pontuais. 29% afirmam que não oferecem.

Porte e segmento: 43% das PMEs que se enquadram nesse retrato são microempresas,;26% de porte médio; 18% de porte pequeno; e 14% são empreendedores individuais. Em termos de setor de atuação, 60% estão no setor de serviços; 23% no varejo, 10% na indústria; e 6% no comércio atacadista.

Idade da empresa: 37% têm mais de 10 anos; 19% de 5 a 10 anos;, 17% de 3 a 5 anos; e 27% de 6 meses a 3 anos.

Metodologia

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 1.009 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 3,1% com um intervalo de confiança de 95. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.