Canais digitais são os preferidos para as vendas; 34% dos empreendedores não têm solução antifraude e Serasa Experian dá dicas de como se prevenir, especialmente neste período
Os empreendedores brasileiros estão esperançosos com possibilidade de aumentar as vendas com a chegada do final do ano. Segundo estudo inédito da Serasa Experian, 67% dos respondentes, que são representantes de pequenas e médias empresas (PMEs), declararam estar otimistas com as vendas atreladas às datas comemorativas do último bimestre, com entusiasmo maior para o Natal (67%), seguido da Black Friday (61%), Copa (53%) e Férias/pós-Natal (50%).
Os canais digitais são os preferidos para se conectar com os clientes, já que o WhatsApp é o mais utilizado (53%), seguido pelo Instagram (45%). As lojas físicas ficam em terceiro, com 36%. Segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas, Cleber Gênero, o ambiente digital teve papel importante para a retomada econômica do pós-pandemia e é uma tendência que tende a se manter. “É importante que os micro e pequenos empresários tenham em mente que todas as estratégias de investimento e expansão precisam prever ações digitais”, avalia
A pesquisa também mostrou que 97% deles pretendem realizar investimentos para se prepararem para o período, sobretudo na área Comercial (60%) com ações de marketing e tecnologia para vendas, com destaque para marketplace e e-commerce. Confira no gráfico abaixo o ranking completo:
Empreendedores e clientes precisam redobrar atenção com fraudes online
“Quanto mais digitais os processos de vendas se tornam, maiores são os riscos de expor clientes e empresas aos golpes”, alerta Cleber Gênero. Apenas em agosto de 2022, foram mais de 351,7 mil tentativas de fraude no Brasil, segundo dados da Serasa Experian. Diante deste cenário, 31% dos empreendedores responderam à pesquisa que lidar com a sofisticação dos golpistas é um dos principais desafios dos negócios.
São 31% das PMEs que já têm soluções antifraude, 27% começaram a usar a partir do ano passado e 34% ainda não têm. O interesse de ter acesso à uma boa solução é de 51% dos negócios, que pretendem implantar serviços de consulta de CPF para verificar informações no momento das vendas.
Ainda segundo o levantamento, os tipos de fraudes mais enfrentadas pelas empresas são roubo de identidade (38%), instalação de softwares maliciosos (35%), boletos bancários falsos (30%), roubo de cartões (25%) e fraude de estorno (24%).
Cinco dicas para ter e oferecer mais segurança nos negócios
Aumentar a segurança no WhatsApp: golpes no WhatsApp estão cada vez mais recorrentes,