PME

09 de nov 2022

6 em cada 10 PMEs estão otimistas com a Black Friday, mostra estudo inédito da Serasa Experian

Canais digitais são os preferidos para as vendas; 34% dos empreendedores não têm solução antifraude e Serasa Experian dá dicas de como se prevenir, especialmente neste período Os empreendedores brasileiros estão esperançosos com possibilidade de aumentar as vendas com a chegada do final do ano. Segundo estudo inédito da Serasa Experian, 67% dos respondentes, que são representantes de pequenas e médias empresas (PMEs), declararam estar otimistas com as vendas atreladas às datas comemorativas do último bimestre, com entusiasmo maior para o Natal (67%), seguido da Black Friday (61%), Copa (53%) e Férias/pós-Natal (50%). Os canais digitais são os preferidos para se conectar com os clientes, já que o WhatsApp é o mais utilizado (53%), seguido pelo Instagram (45%). As lojas físicas ficam em terceiro, com 36%. Segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas, Cleber Gênero, o ambiente digital teve papel importante para a retomada econômica do pós-pandemia e é uma tendência que tende a se manter. “É importante que os micro e pequenos empresários tenham em mente que todas as estratégias de investimento e expansão precisam prever ações digitais”, avalia A pesquisa também mostrou que 97% deles pretendem realizar investimentos para se prepararem para o período, sobretudo na área Comercial (60%) com ações de marketing e tecnologia para vendas, com destaque para marketplace e e-commerce. Confira no gráfico abaixo o ranking completo: Empreendedores e clientes precisam redobrar atenção com fraudes online “Quanto mais digitais os processos de vendas se tornam, maiores são os riscos de expor clientes e empresas aos golpes”, alerta Cleber Gênero. Apenas em agosto de 2022, foram mais de 351,7 mil tentativas de fraude no Brasil, segundo dados da Serasa Experian. Diante deste cenário, 31% dos empreendedores responderam à pesquisa que lidar com a sofisticação dos golpistas é um dos principais desafios dos negócios. São 31% das PMEs que já têm soluções antifraude, 27% começaram a usar a partir do ano passado e 34% ainda não têm. O interesse de ter acesso à uma boa solução é de 51% dos negócios, que pretendem implantar serviços de consulta de CPF para verificar informações no momento das vendas. Ainda segundo o levantamento, os tipos de fraudes mais enfrentadas pelas empresas são roubo de identidade (38%), instalação de softwares maliciosos (35%), boletos bancários falsos (30%), roubo de cartões (25%) e fraude de estorno (24%). Cinco dicas para ter e oferecer mais segurança nos negócios Aumentar a segurança no WhatsApp: golpes no WhatsApp estão cada vez mais recorrentes,

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato