Companhia se mantém em primeiro lugar no Prêmio Valor Inovação pelo segundo ano seguido; cases sobre crédito, agronegócio e risco climático garantiram a conquista

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar dentro da categoria Serviços, do Prêmio Valor Inovação Brasil - 2024. Além disso, dentre as 150 empresas mais inovadoras do país listadas no ranking geral, neste ano, a companhia ficou em 24ª posição – subindo oito lugares em comparação com 2023. O reconhecimento, realizado em forma de premiação, é aplicado anualmente pelo jornal Valor Econômico.

CEO da Serasa Experian, Valdemir Bertolo, durante premiação do Valor Inovação.

Atualmente a Serasa Experian conta com quase 400 colaboradores envolvidos diretamente com inovação e, dentre eles, cerca de 90 pessoas estão focadas em projetos que lidam com big data, analytics, machine learning e inteligência artificial. Além disso, a companhia investe e adquire empresas que se diferenciam em seus mercados e que que estejam alinhadas às premissas de democratizar o acesso ao crédito de democratizar o acesso ao crédito e auxiliar consumidores e empresas a tomarem as melhores decisões.

"Inovar vem sendo o combustível para criar, hoje, o futuro melhor que acreditamos para nossa sociedade. Estarmos pela segunda vez no topo do ranking das empresas de serviços mais inovadoras aumenta nossa responsabilidade e nos ajuda a confirmar que estamos caminhando no sentido certo”, comenta a diretora executiva de marketing e inovação da Serasa Experian, Giovana Giroto.

Cases de destaque em diversas frentes de negócios garantiram o topo do ranking

Sendo o maior e mais confiável ecossistema de big data da América Latina e empregando tecnologia de ponta para gerar soluções, a Serasa Experian apresentou três casos de sucesso que mostraram, no período analisado, resultados inovadores:

• Score de Risco Climático: o laboratório de dados da Serasa Experian, DataLab, em parceria com uma das principais seguradoras do mundo, desenvolveram o Score de Risco Climático. Essa solução combina, de forma nada óbvia e muito inovadora, diversas variáveis de dados climáticos com dados financeiros e de crédito para entregar a probabilidade de acontecer um sinistro em determinada propriedade. Ter essa maior acurácia e previsibilidade em relação ao clima permite que as seguradoras ajustem as precificações de suas apólices, melhorem as taxas de sinistralidade mantendo margem operacional e democratizem o acesso à contratação do recurso.
  • Simplificação de análises no agro: há cerca de três anos a Serasa Experian iniciou sua jornada no setor do agronegócio criando tecnologias e soluções capazes de democratizar o acesso ao crédito no campo e trazer mais transparência, preenchendo a lacuna de informação que existia no setor, principalmente sobre pequenos produtores rurais. Com a aquisição da startup Agrosatélite, iniciada em 2023, a companhia integrou o maior repertório de dados geoespaciais e estudos de monitoramento por satélite de biomas com os modelos de Inteligência Artificial, ampliando de forma acelerada o monitoramento de 100% do território brasileiro com visão integral de culturas como soja, milho, algodão, cana e café. Desde a aquisição, a Serasa Experian já avaliou mais de 190 milhões de hectares e viabilizou mais de 29 milhões de consultas que apoiaram proprietários rurais em todo o Brasil a conseguirem crédito mais justo e credores a protegerem seus negócios com segurança jurídica e conformidade regulatória socioambiental (ESG).
  • Crédito para todos com evolução do Serasa Score: o modelo estatístico que, por meio das variáveis de dados, indica as chances e uma pessoa pagar suas contas em dia, passou por evoluções. Nessa nova versão, os indivíduos podem participar ativamente na melhoria de suas pontuações conectando suas contas bancárias e compartilhando informações de transações financeiras. Desde a implementação, 3 milhões de pessoas já conectaram as suas contas bancárias e 23% dessa população teve um ganho médio de 76 pontos em seus Scores. Os trabalhadores informais também foram contemplados, pois passaram a poder conectar suas contas de trabalho (Uber Driver, 99 Motoristas e Ifood) ao ecossistema da companhia para que tenham maior facilidade, futuramente, de ter uma análise mais adequada e, assim, um melhor acesso ao crédito. Uma boa métrica é que, em apenas três meses (seguidos da fase de implementação), quase 100 mil desses trabalhadores buscaram a funcionalidade.

Sobre o Prêmio Valor Inovação

O prêmio faz o ranqueamento das 150 empresas com melhores práticas de inovação no Brasil e é realizado pelo jornal Valor Econômico. Para obter os resultados, é realizada uma pesquisa em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC.

São avaliadas as práticas de inovação de empresas brasileiras em diferentes atividades econômicas. As participantes precisam ter pelo menos 5% de participação privada em seu capital e com receita líquida no Brasil acima de R$ 500 milhões em um dos dois últimos anos fiscais.

Os resultados são divulgados em um anuário publicado pelo Valor Econômico, que também apresenta matérias sobre iniciativas das 10 primeiras empresas do ranking geral e das líderes de cada um dos 25 setores analisados.

Como funciona o prêmio do Valor Econômico

O ranking do Prêmio Valor Inovação se baseia em 5 pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.

O objetivo é analisar como cada um desses pilares é construído nas empresas e como isso se reflete nas práticas de inovação de cada participante. A pesquisa aponta as empresas que adotam a melhor gestão de inovação, seus investimentos no mercado local e os resultados conquistados. A partir desses dados, são definidos o ranking geral e os rankings setoriais.

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em http://www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.