Micro e pequenas empresas precisam, a partir de 1º de julho de 2018, utilizar o certificado digital para enviar suas informações trabalhistas por meio do e-Social. No início do segundo semestre, o uso do e-Social se tornará compulsório para as empresas privadas com faturamento anual inferior a R$ 78 milhões, incluindo aquelas optantes pelo Simples Nacional, os microempreendedores individuais (MEIs) e as pessoas físicas que possuem empregados. O cadastramento no e-Social, sistema por meio do qual empregadores comunicam ao Governo, de forma unificada, informações relativas aos trabalhadores, já é obrigatório para as grandes empresas desde 8 de janeiro.

O certificado é emitido por autoridades certificadoras como a Serasa Experian, e equivale a uma identidade eletrônica reconhecida em todo Brasil. O e-CNPJ identifica as empresas e garante que realizem transações eletrônicas e acessem serviços digitais com segurança.

Apesar de as microempresas e empresas de pequeno porte estarem habilitadas a utilizar apenas o código de acesso para inserir as informações no eSocial, é recomendado o uso do Certificado Digital para essa transação. Ele permite que os empreendedores entrem com segurança no mundo das transações virtuais e se beneficiem com a redução de custos de impressão do documento fiscal, de aquisição de papel e de armazenagem de documentos fiscais.

O certificado digital também pode ser usado na obtenção de informações relacionadas a declarações, legislação e dados cadastrais, junto à Receita Federal. Ele reduz a quantidade e a morosidade dos processos e simplifica o trabalho de contadores e do Fisco.

Para ter acesso a esses privilégios, basta que o microempreendedor individual apresente o CCMEI, certificado que atesta a condição de MEI, e o comprovante de inscrição e situação cadastral, obtidos junto à Receita Federal, na página do Instituto Nacional de Tecnologia e Informação e, em seguida, solicite o certificado digital a uma autoridade certificadora da ICP- Brasil, como a Serasa Experian.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a recuperação de crédito, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade.

Empregamos cerca de 17.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian PLC está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

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