Companhia se mantém em primeiro lugar no Prêmio Valor Inovação pelo segundo ano seguido; cases sobre crédito, agronegócio e risco climático garantiram a conquista
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar dentro da categoria Serviços, do Prêmio Valor Inovação Brasil – 2024. Além disso, dentre as 150 empresas mais inovadoras do país listadas no ranking geral, neste ano, a companhia ficou em 24ª posição – subindo oito lugares em comparação com 2023. O reconhecimento, realizado em forma de premiação, é aplicado anualmente pelo jornal Valor Econômico.
CEO da Serasa Experian, Valdemir Bertolo, durante premiação do Valor Inovação.
Atualmente a Serasa Experian conta com quase 400 colaboradores envolvidos diretamente com inovação e, dentre eles, cerca de 90 pessoas estão focadas em projetos que lidam com big data, analytics, machine learning e inteligência artificial. Além disso, a companhia investe e adquire empresas que se diferenciam em seus mercados e que que estejam alinhadas às premissas de democratizar o acesso ao crédito de democratizar o acesso ao crédito e auxiliar consumidores e empresas a tomarem as melhores decisões.
“Inovar vem sendo o combustível para criar, hoje, o futuro melhor que acreditamos para nossa sociedade. Estarmos pela segunda vez no topo do ranking das empresas de serviços mais inovadoras aumenta nossa responsabilidade e nos ajuda a confirmar que estamos caminhando no sentido certo”, comenta a diretora executiva de marketing e inovação da Serasa Experian, Giovana Giroto.
Cases de destaque em diversas frentes de negócios garantiram o topo do ranking
Sendo o maior e mais confiável ecossistema de big data da América Latina e empregando tecnologia de ponta para gerar soluções, a Serasa Experian apresentou três casos de sucesso que mostraram, no período analisado, resultados inovadores:
Score de Risco Climático: o laboratório de dados da Serasa Experian, DataLab, em parceria com uma das principais seguradoras do mundo, desenvolveram o Score de Risco Climático. Essa solução combina, de forma nada óbvia e muito inovadora, diversas variáveis de dados climáticos com dados financeiros e de crédito para entregar a probabilidade de acontecer um sinistro em determinada propriedade. Ter essa maior acurácia e previsibilidade em relação ao clima permite que as seguradoras ajustem as precificações de suas apólices, melhorem as taxas de sinistralidade mantendo margem operacional e democratizem o acesso à contratação do recurso.
Simplificação de análises no agro: há